Como nos devemos focar no problema das coxeiras nas porcas
As coxeiras são a segunda causa de eliminação das porcas.
Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt
faz login e inscreve-te na lista
As coxeiras são a segunda causa de eliminação das porcas.
Verifica-se um inusual aumento das repetições entre 31-39 dias. A maioria ocorriam nas porcas previamente negativas na ecografia e aconteciam antes dos 42 dias.
O parto é um processo doloroso e stressante especialmente em porcas primíparas e/ou no caso de partos distócicos.
Os leitões que mamam na parte posterior começam a comer ração antes, o que explicaría uma melhor adaptação ao desmame.
Graças ao trabalho de 54 grupos de investigação, liderados pelas Universidades de Edimburgo (GB), Illinois (EUA), Uppsala (Suécia) e Wageningen (Holanda) foi possível fazer a sequenciação do genoma completo do porco.
É apresentado um teste de vitalidade e relacionado com o crescimento e a mortalidade pré-desmame.
Bem-vindo à 3tres3
Ligue-se, partilhe e relacione-se com a maior comunidade de profissionais do sector suinícola.
Já somos 153568 Utilizadores!
Regista-teJá é membro?O autor questiona qual é o dia idóneo para cobrir as porcas e expõe as melhorias nos resultados que obtém ao desmamar à 2ª feira.
Características das instalações, a genética, as medicações, a alimentação, etc. de engordas espanholas baseadas em dados de 452 explorações pertencentes a nove das 25 maiores integradoras do país.
Há 3 opções potenciais para estabilizar os pavilhões de maternidade e que tiveram êxito ao longo do tempo. Têm custos e perfis de risco muito distintos e é necessária uma avaliação económica para determinar qual é a mais adequada em cada caso.
Estas descobertas proporcionam uma informação útil para os produtores na hora de decidir se reduzir ou não o tamanho da ninhada no primeiro parto.
Para fazer um estudo de anestros o mais útil é começar por agrupar os intervalos desmame-1ª cobrição.
Está amplamente documentado que a produção suína apresenta variações estacionais, centradas fundamentalmente numa descida na eficiência reprodutiva na fase de gestação (dificuldade de entrada em cio, maior número de falhas reproductivas), durante os meses de Verão e Outono.
E se desmamássemos à 6ª feira e fossemos capazes de bloquear estes partos durante 2 dias? Teríamos a maioria dos partos concentrados a partir de 2ª feira.
Há uma série de variáveis (leitões desmamados/porca, prolificidade, fertilidade, etc.) que nos dão informação sobre a eficiência da exploração. Mas realmente sabemos relacionar estas variáveis, e ponderar cada uma segundo a sua importância, para detectar os pontos críticos e actuar em conformidade? Uma ferramenta muito útil para “situar” e...
Existem diferentes técnicas de inseminação artificial: cervical ou convencional, pós-cervical e intrauterina profunda.
Neste último capítulo dedicado às explorações de genética, avaliaremos em primeiro lugar os prós e os contras de ter autorreposição numa exploração, e a seguir calcularemos os censos médios necessários para poder praticar autorreposição na exploração.
Há vários defeitos cutâneos sob controlo genético – os mais importantes são a epiteliogénese imperfeita, a ptiriase rosea e o melanoma maligno, que serão abordados neste artígo.
Neste terceiro artigo dedicado à fase de selecção genética, explica-se como se devem processar todos os dados recolhidos na exploração, e que informação deve chegar de novo à exploração para efectuar correctamente a selecção de animais.
O processo de melhoramento genético baseia-se na recolha de informação dos animais, no processamento da referida informação (normalmente mediante o sistema BLUP) até à obtenção de um índice genético (que indica o seu valor para os caracteres que se estão a seleccionar), e a selecção mediante esse índice genético dos melhores animais para cruzar em pureza, com o objectivo de melhorar os caracteres seleccionados na seguinte geração.
Como é bem sabido, a produção suína estrutura-se mediante a chamada pirâmide de produção, que descreve, ao nível do melhoramento genético, os distintos passos a realizar, os tipos de explorações existentes e a relação entre estas.
Muitos produtores afirmam que as hérnias estão relacionadas com a criptorquidia...
Os defeitos genéticos incluem um amplo leque de patologias que podem ser controladas
O intervalo entre partos (IEP), é um dos parâmetros produtivos mais frequentemente utilizados como indicador da eficiência produtiva de uma exploração e define-se como o número médio de dias que decorrem entre um parto e o seguinte. Está directamente relacionado com o número de partos por fêmea e ano.
As maiores e mais detalhadas análises levaram-se a cabo há quase 40 anos por Done, Reed e Deeble em 1972. Nelas se descreveu a incidência de defeitos genéticos detectados por técnicos treinados nas primeiras vinte ninhadas “viáveis” de todos os machos Large White e Landrace utilizados para IA no Reino Unido.
Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt
faz login e inscreve-te na lista