Encefalomielite hemaglutinante
A encefalomielite hemaglutinante é uma doença exclusiva de porcos com menos de 4 semanas que se caracteriza por vómitos e falta de crescimento.
Nomes alternativos: Encefalomielite hemaglutinante, doença do vómito e faltas de crecimento, doença do vómito e da emaciação, VWD, HEV
Informação
É causada por um coronavírus chamado virus da encefalomielites hemaglutinante, que está amplamente difundido na população e porcos da América do Norte e Europa, mas cuja doença clínica não é frequente.Isto devido a que a maioria das porcas já foram infectadas, são imunes e passam a imunidade aos seus leitões através do colostro, que os protege durante o periodo em que são vulneráveis.
Ainda que o vírus possa infectar os porcos susceptíveis de qualquer idade, apenas causa doença clínica nos leitões de menos de 4 semanas. As estirpes variam em virulência, dando lugar a duas síndromes diferentes, a doença do vómito e ausência de crescimento e a encefalomielite. Ambos começam por volta dos 4 dias de idade, de forma súbita e afectam a ninhadas inteiras.
Sintomas
Porcas, transição e engordas
- Não se manifesta.
Leitões lactantes
- Amontoados.
- Vómito.
- Prisão de ventre.
- Leitões perdem capacidades de mamar e engolir. Estão com sede e permanecem de pé com a cabeça sobre a água, mas sem conseguir beber.
- Perdem peso, incham e morrem
- Convulsões
- Tremores.
- Opistótono.
- Cegueira.
Causas / Factores que contribuem
- As porcas não transmitem imunidade suficiente no colostro.
Diagnóstico
- A apresentação clínica e patológica é patognomónica. Podem ser realizadas análises ao sangue.
Tratamento
- Não há tratamento. A doença não se manifesta de novo na mesma exploração.
Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt
faz login e inscreve-te na lista