Diagnóstico laboratorial: Erisipela
Quais os métodos de diagnóstico laboratorial que podem ser usados para diagnosticar erisipela? Qual deve ser escolhido de acordo com a situação? Como podem ser interpretados os resultados?
A erisipela é uma doença bacteriana sistémica que se caracteriza por lesões em forma de diamantes e na sua forma crónica causa artrite.
Nomes alternativos: Mal rubro
É uma doença frequente causada por uma bactéria chamada Erysipelothrix rhusiopathiae que se encontra na maioria das explorações. Estima-se que até 20% dos animais são portadores da bactéria nas amígdalas, sendo eliminado nas fezes ou saliva, perpetuando desta maneira um baixo nível de infecção no ambiente. Este microrganismo também se encontra em muitas outras espécies incluindo pássaros e ovelhas, pode sobreviver fora do animal várias semanas facilitando a sua sobrevivência os solos arenosos. As fezes infectadas são a principal fonte de infecção no caso dos porcos em crescimento/ engorda.
A doença é relativamente pouco comum em leitões de menos de 8 a 12 semanas de vida, pois estes ainda beneficiam da protecção dos anticorpos colostrais maternais. Os animais mais susceptíveis são os porcos em crescimentos as fêmeas de reposição e as reprodutoras não vacinadas.
Esta bactéria por si só pode doença, no entanto conjugada com infecções virais concorrentes como o PRRS ou a Gripe pode causar surtos. A bactéria invade a corrente sanguínea por várias vias, através de cortes na pele ou através da parede intestinal e produz uma septicemia. O período de incubação é de 24- 48 horas.
Com frequência são observados casos esporádicos em porcos, mas se uma reprodutora se infecta a exposição do resto dos animais do grupo à sua urina e fezes é alta e é aconselhável injectar todos os animais que estejam em contacto com penicilina.
Sintomas
Varrascos
Porcas
Doença per-aguda ou aguda:
Doença subaguda:
Doença crónica:
Leitões lactantes
Transição e engorda
Doença aguda:
Doença subaguda e leve:
Causas / Factores que contribuem
+ info diagnóstico laboratorial
Diagnóstico
Baseia-se na análise dos sinais clínicos e no isolamento da bactéria a qual cresce facilmente em laboratório. A sorologia só serve para indicar a exposição ao microrganismo.
Controlo/Prevenção
Quais os métodos de diagnóstico laboratorial que podem ser usados para diagnosticar erisipela? Qual deve ser escolhido de acordo com a situação? Como podem ser interpretados os resultados?
Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt
faz login e inscreve-te na lista