Plasma Spray Dried para matrizes no periparto: reduz natimortos e aumenta o peso dos leitões
Com o aumento do tamanho da leitegada, o número e a porcentagem de leitões natimortos aumentaram, reduzindo assim o número de leitões de qualidade no desmame. Estratégias nutricionais para matrizes destinadas a reduzir o estresse no periparto podem ajudar a reduzir os natimortos. Em um estudo anterior, as matrizes suínas receberam 0, 0,5 ou 2,5% de plasma spray dried (SDP) na alimentação no periparto para matrizes durante 6 dias antes (3 kg de ração/matriz/dia) e 5 dias após o parto (4,5 kg/matriz/d).
As matrizes alimentadas com 0,5% de SDP tiveram um número reduzido (1,40 vs. 1,84) de natimortos em comparação com o grupo Controle com alimentação de periparto sem SDP. A atividade da glutationa peroxidase no soro coletado de matrizes 2 dias antes e 4 dias após o parto apresentou um aumento linear (P < 0,01) à medida que o nível de SDP aumentou na alimentação de periparto para matrizes, sugerindo que o SDP reduziu o estresse oxidativo.
Além disso, o tamanho total da leitegada nascida e de leitões nascidos vivos aumentou linearmente no parto seguinte de matrizes jovens (matrizes primíparas e secundíparas) com níveis crescentes de SDP na alimentação de periparto durante o parto anterior (Crenshaw et al., 2021).
Confira na nota técnica:
Bem-vindo à 3tres3
Ligue-se, partilhe e relacione-se com a maior comunidade de profissionais do sector suinícola.
Já somos 152079 Utilizadores!
Regista-teJá é membro?