Split-feeding em porcos de engorda. Tomada de decisões com a ajuda de um simulador
Vale a pena separar os animais por sexos utilizando diferentes programas alimentares para machos inteiros, fêmeas ou machos castrados?
Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt
faz login e inscreve-te na lista
Vale a pena separar os animais por sexos utilizando diferentes programas alimentares para machos inteiros, fêmeas ou machos castrados?
Os porcos expostos ao stress térmico aumentam a sua temperatura corporal e reduzem o tamanho das suas vilosidades intestinais, que assim aumentam a perda de AA endógenos e reduzem a abundância de transportadores de AA no intestino, a digestibilidade ileal aparente e o padrão de AA.
Há uma tendência generalizada em toda a Europa para diminuir o nível de proteína das rações, acompanhada de uma adequada suplementação de aminoácidos industriais.
Para controlar a saúde intestinal, é aconselhável prever o efeito funcional dos ingredientes fibrosos sobre os leitões recém-desmamados.
A responsabilidade do nutricionista não é apenas satisfazer as necessidades nutricionais do leitão para um crescimento magro eficiente, mas também contribuir para o desenvolvimento eficiente do sistema digestivo e imunitário do leitão.
Atualmente, não podemos alimentar as porcas como faziamos antes, uma vez que estas passaram a ser animais muito mais produtivos, maiores, sexualmente mais precoces e com menores reservas de gordura que as porcas antigas.
Bem-vindo à 3tres3
Ligue-se, partilhe e relacione-se com a maior comunidade de profissionais do sector suinícola.
Já somos 169014 Utilizadores!
Regista-teJá é membro?Os inconvenientes no maneio que supõe adicionar mais uma ração são compensados pela melhoria da produção e pela diminuição de problemas na maternidade.
No novo contexto é necessário limitar de forma clara o uso de medicamentos veterinários que contenham antibióticos e que são utilizados preventivamente.
Em condições comerciais a forma mais comum de avaliar o estado das reservas é utilizando a avaliação da condição corporal (CC) das porcas ao longo do ciclo produtivo.
A utilização de ingredientes alternativos nas rações dependerá principalmente da variação do seu perfil nutricional em comparação com a soja, e do seu preço, o que determinará a taxa real de incorporação.
Alguns animais apresentaram diarreias e sinais neurológicos e, na necropsia de um deles, observou-se uma enterocolite hemorrágica com edema da mucosa, esplenomegália e hemorragias no mesentério.
A suplementação neonatal de vitaminas e minerais tem um grande impacto no desenvolvimento dos ossos e composição corporal através da regulação das células estaminais mesenquimatosas e programação das células satélite.
Uma alimentação específica de pré-lactação permite redefinir a alimentação do início da gestação. A economia conseguida durante as 13 primeiras semanas de gestação pode ser reinvestida na alimentação de pré-lactação.
O efeito imunomodulador, e em particular anti-inflamatório, dos produtos fitogénicos adicionados à dieta parece desempenhar um papel crucial no combate a quadros entéricos em suínos.
A administração de ferro orgânico na água de bebida durante a lactação pode ser uma alternativa à administração parenteral.
Analisamos o impacto que a variabilidade dos ingredientes da ração tem sobre o consumo e o crescimento nas carnes magras dos porcos de engorda.
Uma porca de reposição que tem comprometida a saúde dos seus membros quando entra em produção, é mais vulnerável a uma eliminação precoce devido à claudicação e aos efeitos negativos na produção associados à claudicação.
Este artigo analisa os fatores que influenciam o consumo precoce de alimentos pelo leitão imediatamente após o desmame.
Devido ao seu alto teor em energia, fósforo e aminoácidos em comparação com o milho, trigo e cevada, os DDGS apresentam-se como uma alternativa nutricional e económica de substituição destes alimentos na dieta dos animais.
Uma boa dieta não é suficiente para evitar a diarreia pós-desmame nos animais de menor peso e idade, porque não comem o que lhes pertence.
O artigo simula várias alterações ao ambiente e programa alimentar, e avalia o seu efeito sobre o rendimento produtivo e o custo da ração.
A utlização de fitases contrastadas em suínos, está a demonstrar ser uma ferramenta de enorme utilidade para os nutricionistas no momento de formular alimentos mais económicos sem alterar o rendimento dos animais, e permitindo inclusivé melhorá-los.
Este artigo descreve um novo síndroma nos suínos que causa nascimentos de leitões com mal-formações externas e internas sobretudo do fígado e do coração.
O forte incremento de procura de carne para a população que está prevista no mundo nos próximos anos, faz com que exista uma busca activa de alternativas tanto do ponto de vista social como meio-ambiental.
Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt
faz login e inscreve-te na lista