A UE estuda fontes alternativas de proteínas para alimentos e rações
Este estudo avalia a situação actual e as perspectivas futuras da produção de proteínas centrando-se em fontes proteicas convencionais e alternativas para alimentos e rações.
Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt
faz login e inscreve-te na lista
Este estudo avalia a situação actual e as perspectivas futuras da produção de proteínas centrando-se em fontes proteicas convencionais e alternativas para alimentos e rações.
Para o milho, estima-se uma menor produção mundial devido à redução na colheita norte-americana e também são esperadas quedas nas exportações do Brasil, Argentina e Ucrânia. Por outro lado, as perspectivas para a nova campanha de soja são muito boas, com aumentos significativos na produção, no comércio internacional e nos stocks finais.
Em virtude dos ajustes de área e produtividade, neste levantamento, caso a condição de catástrofe climática não tivesse ocorrido no Rio Grande do Sul, a produção brasileira de soja, seria superior a 148,4 milhões de toneladas.
A produção de alimentos para suínos diminuiu quase 7% devido às más condições do mercado e à incerteza causada pelas políticas em matéria de azoto.
A produção de grãos em 2023/2024 está estimada em 294,1 milhões de toneladas
De acordo com o Cepea, o bom ritmo das exportações reflecte as negociações dos contratos a termo, que ocorreram em 2023.
Bem-vindo à 3tres3
Ligue-se, partilhe e relacione-se com a maior comunidade de profissionais do sector suinícola.
Já somos 158013 Utilizadores!
Regista-teJá é membro?En comparación al informe de febrero, la producción mundial de maíz se estimó con una baja de 2,3 millones de toneladas. Para la soja, nuevamente se recortó la estimación para la cosecha brasilera.
O volume representa uma queda de 7,6% no resultado obtido no ciclo anterior, ou seja, 24,2 milhões de toneladas a menos a serem colhidas.
Em comparação com o relatório de janeiro, a produção mundial de milho foi estimada sem alterações, enquanto os valores do comércio internacional prevêem exportações mais baixas para o Brasil e uma diminuição das importações da União Europeia. Quanto à soja, a projecção da produção do Brasil foi reduzida e a sua estimativa de exportação foi aumentada, o que contrabalançaria a previsão mais baixa para os embarques dos EUA.
A Comissão Europeia adoptou, oficialmente, um Regulamento que concede uma isenção parcial aos agricultores para cumprimento da norma de condicionalidade sobre as terras em pousio.
O comportamento climático nas principais regiões produtoras, sobretudo para a soja e para o milho da primeira safra, está a afectar negativamente as produtividades desde a sementeira. O atraso na sementeira da soja, possivelmente, terá impacto na sementeira da segunda safra de milho.
A Comissão propôs renovar por mais um ano a suspensão dos direitos de importação e dos contingentes sobre as exportações ucranianas para a UE, reforçando simultaneamente a protecção dos produtos agrícolas sensíveis da UE.
A Comissão Europeia propôs que os agricultores da UE possam derrogar as regras da Política Agrícola Comum que os obrigam a manter determinadas superfícies não produtivas até 2024.
A pressão no preço decorre de uma menor procura e da flexibilidade de parte dos vendedores.
Para tornar o sistema alimentar europeu mais sustentável e resiliente, os eurodeputados apoiam a adoção de novas regras para algumas instalações de produção de alimentos não transformados, mas as que não são equivalentes às instalações convencionais devem seguir regras mais rigorosas.
Em relação ao relatório de Dezembro, as estimativas para a produção mundial de milho foram actualizadas e a projecção para a produção brasileira de soja foi novamente reduzida, enquanto as da Argentina e dos Estados Unidos foram aumentadas, mantendo intacta a estimativa global da colheita da oleaginosa.
O volume representa uma queda de 13,5 milhões de toneladas em relação ao resultado de 2022/23.
A estimativa é apontada em estudo da Emater-MG, que também prevê aumento da área cultivada.
A forte retracção dos vendedores, que estão preocupados com o clima e com os possíveis impactos sobre a oferta dos próximos meses, tem mantido o ritmo de negócios nacional lento.
Em comparação com o relatório de Novembro, as estimativas relativas à produção e ao comércio mundiais de milho foram ligeiramente melhoradas e a projecção da colheita de soja brasileira foi reduzida.
O sector da alimentação de suínos foi o mais afectado em 2023, registando uma nova queda de quase 2,5 milhões de toneladas.
Em comparação com o relatório de Outubro passado, as estimativas para a produção e exportações globais de milho melhoraram, antecipando uma colheita maior nos EUA. Em relação à soja, foi projetado um pequeno aumento na produção mundial e uma diminuição nos stocks finais da oleaginosa.
A seca histórica está a ter forte impacto na produção de soja e a moagem atinge níveis mínimos em 18 anos, pelo que a Argentina depende das importações.
Pela primeira vez, foi sequenciado o genoma completo de uma variedade de soja não geneticamente modificada, o que é fundamental para o melhoramento genético e para a obtenção de variedades eficientes.
Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt
faz login e inscreve-te na lista