Na semana passada, a 333, liderada por Javier Lorente, acompanhou o professor José Manuel Sánchez Vizcaíno à região de Guigang, no estado de Guangxi, sul da China. É ai que está localizada a sede da empresa Yangxiang Co., Ltd , uma empresa com tradição agrícola desde 1987 mas que se estabeleceu formalmente como empresa dentro do sector da fabricação de rações e produção de porcos em 1998.


Desde então, a empresa tem crescido exponencialmente, sempre sob os mais altos padrões tecnológicos e de inovação, até aos dias actuais, onde já possui 130000 porcas em produção, situando-se no Top 10 na China. É a primeira empresa da região e continua com projectos de crescimento a curto e médio prazo.

No seu esforço para continuar a crescer e inovar, apesar da situação delicada que o país está a viver com a PSA, a Yangxiang aposta em cercar-se dos melhores profissionais do mundo e, desta vez, o maior especialista mundial em Peste Suína Africana viajou para lá para ajudar a empresa na sua luta para prevenir e aprender a controlá-la quando chegar a hora. A 333 acompanhou o professor nesta viagem de trabalho que, em 4 dias intensos, se dividiu nos seguintes blocos:
- Entender melhor a situação global da PSA, os seus mecanismos e rotas de transmissão, a sua sintomatologia e o seu diagnóstico;
- Aprender da experiência de Espanha e sobretudo do professor no controlo e possível erradicação da doença;
- Ajudar a empresa a melhorar os sistemas de diagnóstico e o seu maneio dos laboratórios graças à experiência da equipa de José Manuel Sánchez Vizcaíno e dos seus laboratórios de última geração;
- Rever todos os protocolos de biossegurança da empresa e começar a trabalhar em possíveis vias de melhoria desta e também nos planos de contingência da doença se estes forem necessários.
Durante os dias de trabalho, tivemos a oportunidade de comprovar como a empresa trabalha intensamente na melhora, dia a dia, a biossegurança em toda a estrutura, tendo como ponta de lança as suas explorações de 7 e 9 pisos que pudemos visitar e das que falaremos mais pormenorisadamente proximamente.
