“Aprender com os melhores”, este é o lema que define o projeto europeu WelFarmers.
O projeto incidirá em 4 temas relacionados com o bem-estar animal: proibição de jaulas, evitar o corte de caudas (caudotomia), evitar a castração, e espaço disponível e tipo de solo para porcos em transição e engorda.
No decurso do mesmo serão detectadas as explorações que realizam algum destes maneios com os melhores resultados nos oito países europeus participantes. Estes países representam mais de 50% da produção suína europeia.
As associações de produtores de cada país (FPAS, no caso de Portugal) ajudarão a encontrar as 3 melhores explorações do país em cada um dos quatro critérios.
Uma vez encontradas as 96 explorações candidatas (cada um dos 8 países contribuirá com 3 de cada um dos 4 temas), um júri, denominado Grupo Temático e composto por especialistas em cada tema do mundo académico, produção, organizações de produtores, consultores e veterinários, escolherão os 12 vencedores (3 em cada um dos 4 tópicos).
A partir de visitas às explorações vencedoras, será produzido material para divulgação dessas melhores práticas.
Este processo será repetido duas vezes, pelo que haverá um total de 24 explorações vencedoras (12 em cada ronda).
O papel da 333 consistirá em divulgar todo o projecto. Criámos um perfil do WelFarmers no nosso guia e estamos a trabalhar na página web e nas redes sociais do WelFarmers. Também iremos alojar todo o material de divulgação sobre as melhores práticas e faremos reportagens nas 24 explorações vencedoras.
O projecto iniciou-se a 1 de Janeiro de 2024, durará três anos e está incluído no Programa Horizon Europe.