Com o objectivo de oferecer uma informação do sector suíno cada vez mais completa, ampliámos a secção de estatísticas com dados de exportação e importação de carne de porco. Esta informação une-se à já existente sobre censos, produção de carne e estrutura das explorações. Além disso, recentemente ampliámos a secção com informação de dois dos principais produtores de suíno do continente americano, EUA e Canadá e, nos próximos tempos, incorporaremos dados sobre a China, o maior produtor mundial de porcos.
Os dados de comercialização são classificados segundo se trate de carne fresca e refrigerada ou congelada e distribuem-se por países e anos. Isto permite ver a evolução anual por país e comparar vários países simultaneamente. Além de consultar pela quantidade total de carne comercializada também se pode especificar o tipo de produto (carcaças, presuntos, paletas, entremeadas, lombos, etc.)
Actualmente são mostradas estatísticas dos países da União Europeia e a informação compreende dados desde 1988 até 2012.
Do mesmo modo que com o resto das estatísticas, dispomos de vários formatos gráficos intercambiáveis, que nos proporcionarão diferentes visualizações que permitirão interpretar mais facilmente a informação.
Gráfico 1. Evolução da exportação de carne fresca e refrigerada dos principais exportadores da UE desde 2000 até 2012.
Gráfico 2. Importações de carne fresca e refrigerada dos maiores importadores da UE. Destaca-se a importação de presuntos na Itália e de carcaças na Alemanha, país que encabeça a lista tanto de exportadores como de importadores.
O acesso ao parágrafo de exportações e importações das estatísticas é gratuito, apenas é necessário ser usuário registado na 333 e estar logado.
Devemos recordar que pode participar directamente nesta secção escrevendo os seus comentários para ajudar na interpretação dos dados. Estes comentários ficarão disponíveis para todos os usuários.