Durante o mês de Abril foi lançado um inquérito aos utilizadores de 333 sobre o maneio dos leitões e a prática da formação de grupos para mamar por turnos (split-nursing).
Especificamente, perguntámos-lhes quais os leitões que mamam primeiro neste processo sequencial de agrupamento para mamar por turnos. No total, recebemos 339 respostas de 52 países.

Os resultados mostraram que a maioria dos inquiridos, 53%, deixa que os leitões mais pequenos mamem primeiro quando faz o agrupamento sequencial. Em contrapartida, 32% pensam que os últimos leitões a nascer devem mamar primeiro e, finalmente, 15% dos utilizadores optam por deixar os leitões maiores mamar primeiro.

A formação de grupos para mamar por turnos permite-nos assegurar a quantidade necessária de colostro por leitão e ajudar os leitões mais novos a atingir esse objectivo. No entanto, os leitões mais jovens não devem ser sempre os primeiros a mamar, pois é importante que estejam secos e que a sua temperatura corporal seja a correcta para que possam ingerir colostro adequadamente.
No artigo Video sobre formação de grupos para mamar por turnos: a importância das primeiras horas, que contém um vídeo explicativo, é explicado como realizar correctamente este processo sequencial de acordo com as circunstâncias durante o parto da porca.