Agora que se cumprem 20 anos do aparecimento do síndrome de atraso de crescimento, uma das doenças que tiveram maior impacto na saúde dos porcos nos últimos tempos, todos os médicos veterinários que sofreram a doença a recordam. Mas vírus e epidemiologia são elementos dinâmicos. O que mudou?
A eficácia da vacina resolveu qualquer dúvida sobre o papel central do PCV2 na doença, mas continua a ser uma doença multifatorial, onde as condições ambientais, a densidade e, principalmente, a genética desempenham um papel muito importante. Outras incógnitas estão em aberto, como as novas estirpes do PCV-2 ou as mudanças na epidemiologia causadas pela vacinação em massa nas explorações.
Para comemorar esta efeméride, Joaquim Segalés escreveu um artigo que faz um balanço dessas duas décadas e reflecte sobre a situação actual. A partir de 333, e com o patrocínio da Boehringer Ingelhem, quisemos fazer uma monografia que reúna os principais artigos e resumos publicados na 3tres3, aos quais serão adicionados novos conteúdos no próximo mês.
Poderá aceder à monografia PCV2 clicando aqui.