X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Nova secção: Estatísticas de produção suína

Dados sobre efectivos, produção de carne e estrutura das explorações suinícola apresentados num formato gráfico muito visual, simples, ágil e fácil de manejar.

13 Setembro 2013
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

A 333 abre uma nova secção na que apresenta estatísticas do sector suinícola. Inicialmente teremos dados sobre efectivos, produção de carne e estrutura das explorações suinícola dos países da União Europeia.

Toda a información se apresenta num formato gráfico muito visual, simples, ágil e fácil de manejar. Assim é possível comparar diversos países em distintos períodos de tempo, intercambiando várias visualizações de uma forma muito rápida segundo o tipo de informação que desejemos obter.

Os datos

Actualmente apresentam-se estatísticas dos países da UE para o número de animais, produção de carne e estrutura das explorações. A informação do efectivo e das explorações classifica-se segundo as categorias de porcos enquanto que os dados da carne se apresentam, ou em toneladas ou em número de animais abatidos anualmente. Neste último caso também se faz um acompanhamento mensal.

Os dados distribuem-se por países e abarcam informação actual e histórica, desde 1969 até hoje dependendo do país.

Em breve prevemos ampliar a secção tanto no que diz respeito a novos temas como ao número de países.

Formatos gráficos

Dispomos de vários formatos gráficos facilmente alteráveis segundo o tipo de dados que desejemos consultar. Também podemos seleccionar distintos períodos de tempo (tiempo). A opção para ver os resultados em ecrân completo pantalla completa facilitará a visualização simultânea de grande quantidade de dados.

Assim, por exemplo, o seguinte gráfico de linhas permite ver a evolução de cada um dos países seleccionados ao mesmo tempo que os comparamos.

Distribución de la producción de carne de cerdo de los principales productores de la UE en 2012.
Gráfica 1. Evolução do efectivo de suínos dos principais produtores da UE desde 2000 até 2012.

Se optamos pelo formato situação pontual, além da comparação em valores absolutos, veremos a distribuição percentual para um ano determinado juntamente com um mapa em cor degradé de acordo com a magnitude do efectivo.

Distribución de la producción de carne de cerdo de los principales productores de la UE en 2012

Gráfico 2. Distribuição da produção de carne de porco dos principais produtores da UE em 2012.

O seguinte gráfico de colunas empilhadas dá-nos uma ideia rápida da quantidade de explorações que tem cada país e a evolução que foram tendo. Para ver um único país com mais detalhe clicaremos sobre o gráfico respectivo.

Evolución del número de granjas de cerdas en diversos países.

Gráfico 3. Evolução do número de explorações de porcas em diversos países.

Se mudamos o formato para um gráfico de colunas veremos com mais claridade a evolução do número de explorações segundo o tamanho em cada país.

Evolución del número de granjas de cerdas según su tamaño desde 2005 a 2010 en diversos países.
Gráfico 4. Evolução do número de explorações de porcas segundo o seu tamanhoo desde 2005 até 2010 em diversos países.

Toda a informação de um país

É possível conseguir uma recompilação da informação completa de cada país seleccionando as bandeiras desde o índice geral da secção.

Comentários

Participa nesta secção escrevendo comentários que ajudem a interpretar os dados. Estes comentários ficarão disponíveis para serem visualizados por todos os utilizadores e visitantes.

Os comentários mais recentes apresentam-se na página principal da secção. Por outro lado, uma vez tenhamos acedido à zona de gráficos poderemos visualizar os comentários e também escrevê-los clicando no ícone Comentarios. Dentro de cada comentário clicaremos em Ver gráfico para obter a imagem sobre a qual foi feito o comentário.

Acesso

O acesso a toda a informação é gratuita mas na maioria dos casos é necessário ser utilizador registado da 333 e estar logado para poder ver os resultados. Os temas assinalados com um cadeado requerem autenticação para poderem ser acedidos.

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista