Recentemente ampliamos a informação dos preços do suíno ao incorporar o mercado ucraniano na secção de "Últimas cotações e evolução".
O preço deste mercado é representado através de uma média dos preços a nível de exploração das três regiões que juntam os principais produtores de suínos do país. O preço da semana em curso ascende a 30,74 UAH / kg vivo, que equivale a 1,20 €.
O preço do mercado ucraniano é actualizado semanalmente e pode ser consultado num histórico desde o ano de 2012.
Gráfico 1. Evolução do preço do suíno (UAH/kg vivo) na Ucrânia desde 2012.
Tal como observado no gráfico 1, o preço do porco teve um forte incremento a partir de Abril de 2014.
A partir desse momento, também começou uma forte desvalorização da moeda que repercutiu numa importante redução da importação de carne de porco. No gráfico 2 pode-se ver a evolução da taxa de câmbio junto com uma comparação como o preço na Alemanha, importante exportador de carne deporco para a Ucrânia (líder em 2015).
Gráfico 2. Evolução do preço alemão (UAH/kg carcaça), o preço ucraniano (UAH/kg vivo) e da taxa de câmbio da moeda (UAH/Euro) desde 2012.
Em 2015 estão a dar-se importantes mudanças no mercado suíno ucraniano. A produção está a aumentar e as exportações também, ao mesmo tempo que se reduzem as importações. O preço continua a aumentar em 2015, estando a níveis muito superiores aos anos anteriores (gráfico 3), até iniciar uma forte queda em Agosto, um mês antes do esperado pelo padrão estacional.
Gráfico 3. Preço semanal do porco na Ucrânia (UAH/kg vivo) desde 2012 a Outubro de 2015.
Segundo a Associação de Produtores de porco da Ucrânia, no Outono há um excesso de oferta que se explica por diversas razões:
* Durante os primeiros 9 meses do ano as explorações comerciais aumentaram a produção, até 395,6 milhares de toneladas em peso vivo, 2% mais que no mesmo periodo de 2014.
* Se bem que a produção caseira tenha diminuído em 6%, a produção intensiva aumentou para 3,85 milhões de cabeças (+40,2 mil cabeças mais que em 2014).
* Uma procura interna fraca limitada pelo poder de aquisição. No Verão o excedente foi exportado para a Federação Russa e Crimeia. No entanto, desde Agosto que esta actividade comercial diminuiu.