O pré-congresso teve início a 29 de Outubro com uma cerimónia de boas-vindas liderada por Patricia Rojas Morales, vice-ministra do Ministério da Economia, Indústria e Comércio da Costa Rica. Durante a abertura, Gabriela Brenes, diretora executiva da CAPORC, e Adriana Peña, diretora técnica da 333 Latin America, salientaram o compromisso do evento para com o reforço da indústria suinícola na região.
O congresso foi oficialmente aberto no dia 30 de Outubro com uma cerimónia liderada por Victor Carvajal Porras, Ministro da Agricultura e Pecuária da Costa Rica, que sublinhou a importância do sector da carne de porco na economia do país. Participaram também Luis Diego Rojas, presidente da CAPORC, Xavier Salamó, CEO da 333 Corporate, e Reinaldo Cubillos, director-geral da 333 Latin America.
Durante os três dias do congresso, a agenda académica incluiu onze painéis com oradores e moderadores de renome, entre os quais líderes internacionais que partilharam as suas experiências e conhecimentos do sector. Foram abordados temas fundamentais de gestão empresarial, produtividade, eficiência, economia, liderança e gestão de pessoas. Todos eles assentes nos pilares do evento: gestão da eficiência e produtividade, liderança e gestão de equipas, economia e sustentabilidade, internacionalização e promoção ao consumo e gestão empresarial.
O evento incluiu ainda dois workshops e oito oficinas com metodologias participativas, onde os participantes participaram activamente em espaços de co-criação e interação. Isto permitiu a apropriação de conhecimentos actualizados e a troca de opiniões diversas, tirando partido da interculturalidade dos participantes.
Os participantes usufruíram de espaços inovadores que favoreceram a colaboração, de uma mostra rica em empresas de renome e de áreas de networking concebidas para alargar as redes, reforçar os laços comerciais e facilitar o intercâmbio de ideias num ambiente profissional enriquecedor.
A cerimónia de encerramento foi presidida por Fernando Vargas, Vice-Ministro da Agricultura e Pecuária, e Reinaldo Cubillos, que proferiu o discurso de encerramento e entregou prémios especiais a três líderes de destaque: Mario Garro, do Grupo Zamora, pela sua carreira no mercado da Costa Rica e pelo desenvolvimento do Jow como imagem da sua marca; Jorge Arango, do Grupo CAISA, pelo seu 70º aniversário e uma vida de dedicação ao sector; e Erick Morales, da Empacadora Toledo, pela sua contribuição profissional para o desenvolvimento da indústria na América Central. Estes prémios destacaram o seu compromisso com o desenvolvimento e o impacto positivo na indústria da carne de porco na região.
Por fim, realizou-se a 333 Pig Fest, uma oportunidade para os participantes, oradores e patrocinadores de 26 países se encontrarem e desfrutarem de uma banda local.
O 333 Experience Congress LATAM 2024 reafirmou o seu lema “União e confiança sem fronteiras”, consolidando o seu compromisso com o crescimento e fortalecimento do sector.
Redacción 333