Adopções e porcas adoptantes (II): como se fazem os movimentos?
Concentramo-nos em fazer movimentos dos leitões excedentários, o que nos obrigará a criar porcas aleitantes. Explicamos as duas formas num vídeo muito explicativo.
Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt
faz login e inscreve-te na lista
Concentramo-nos em fazer movimentos dos leitões excedentários, o que nos obrigará a criar porcas aleitantes. Explicamos as duas formas num vídeo muito explicativo.
Neste caderno de registo, cada página corresponde a uma semana do ano, na qual são registados todas as cobrições efectuados durante a semana.
Em França, a proibição da castração de suínos sem tratamento da dor, ou seja, sem anestesia, está em vigor desde 1 de Janeiro de 2022, o que levou ao desenvolvimento da produção de suínos machos inteiros. A principal dificuldade deste tipo de produção reside no risco de aparecimento de odores desagradáveis na carne destes animais.
Uma introspeção profunda do ponto de vista do nosso pessoal.
O suinicultor decidiu converter um pavilhão, que antes usava para engorda, para fazer a fase final de crescimento das futuras reprodutoras. Para isso adaptou os comedouros de alimentação líquida para o uso de ração seca a semi-ad libitum.
Propomos um indicador mais directo para analisar e ponderar os problemas reprodutivos de uma exploração.
Explicamos as 3 regras básicas para decidir se e quando fazer adopções e porcas adoptantes.
A secagem e o aquecimento dos leitões favorecem a sua sobrevivência apenas em maternidades com temperaturas moderadas ou subóptimas (<25°C).
Bem-vindo à 3tres3
Ligue-se, partilhe e relacione-se com a maior comunidade de profissionais do sector suinícola.
Já somos 168944 Utilizadores!
Regista-teJá é membro?A evolução da produção de suínos em fases nos últimos 25 anos não foi fiel aos seus objectivos originais.
Ao fundo do corredor de cada sala de maternidade há um pequeno carro, precisamente debaixo de um fim de linha de distribuição automática de ração seca.
Falámos com Jonatan Sánchez-Osorio, Diretor Técnico da Topigs Norsvin Espanha, sobre os pontos de maneio essenciais para porcas com esta genética.
A indústria suinícola actual depende do fornecimento de alimentos correctamente equilibrados, pelo que a qualidade e a segurança dos alimentos são fundamentais para a saúde e o bem-estar dos suínos e para o seu máximo rendimento produtivo.
A Espanha é o primeiro país da União Europeia a legislar sobre a instalação de sistemas de videovigilância nos matadouros, seguindo-se a Inglaterra, Escócia e Israel nesta iniciativa.
Na procura de soluções, é possível identificar e aplicar estratégias de gestão eficazes para melhorar o envolvimento e o desempenho da nova geração de trabalhadores.
Enric Marco analisa as razões pelas quais a idade média de desmame ainda não atingiu os 28 dias em Espanha.
Entre os muitos tipos de porta-fichas caseiros, este destaca-se pela sua simplicidade e funcionalidade.
Será que mais espaço para os porcos de engorda melhora a produção e será que devemos procurar ter grupos iguais? Este estudo avalia o efeito de diferentes elementos no rendimento da engorda.
Ao utilizar uma bolsa de cintura, terá sempre à mão tudo o que precisa para assistir aos partos.
Neste artigo focamos os aspectos chave do maneio para um rendimento óptimo das porcas com esta genética. Para o efeito, falamos com Carlos Martins.
Se quisermos garantir a quantidade necessária de colostro por leitão e ajudar os leitões mais pequenos a consegui-lo, temos de trabalhar com na formação de grupos para mamar por turnos.
Javier Lorente diz-nos como fazer com que o leitão recém desmamado fique confortável e, acima de tudo, como fazê-lo começar a beber e a comer o mais depressa possível.
Um painel muito simples e funcional para movimentar porcos nos pavilhões de engorda.
Fomos visitar Piggly, uma exploração com produção sustentável de um ponto de vista ambiental, produtivo, social e económico.
Que causas podem produzir um aumento do IC e da mortalidade e pioram o GMD?
Esta inovadora rampa, desenhada pela Hylife, melhora o bem-estar dos leitões e reduz o esforço físico dos trabalhadores da exploração durante o processo de desmame.
Javier Lorente descreve, passo a passo, as chaves para reduzir o stress nos leitões durante o processo de desmame.
Que causas podem produzir um aumento do IC e da mortalidade mas sem afectar o GMD?
Que causas podem levar a um aumento da IC e a um agravamento do GMD sem alterar a mortalidade?
Neste artigo focamos os aspectos chave da gestão para um óptimo rendimento das porcas desta genética. Para isso falámos com Pablo Magallón, veterinário do Serviço Técnico do PIC Europa do Sul.
Que causas podem levar a um aumento da IC sem alterar a mortalidade e o GMD?
A adopção é uma prática comum em unidades de maternidade. No entanto, o aparecimento de porcas hiperprolíficas levou a um repensar da questão.
Tudo o que precisa de saber para que o desmame dos seus leitões seja um sucesso.
Bem-vindo à 3tres3
Ligue-se, partilhe e relacione-se com a maior comunidade de profissionais do sector suinícola.
Já somos 168944 Utilizadores!
Regista-teJá é membro?Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt
faz login e inscreve-te na lista