Jaula acoplável a tractor para arranjar as unhas
A construção desta jaula caseira permitiu cortar as unhas a porcas cobertas de um modo cómodo, seguro e rápido.
Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt
faz login e inscreve-te na lista
A construção desta jaula caseira permitiu cortar as unhas a porcas cobertas de um modo cómodo, seguro e rápido.
Atribuir mais leitões que tetas? Quando iniciar as transferências? Estou a mover demasiado os leitões?
Nesta série de artigos sobre biossegurança interna, será revista a estratégia McRebel e outras usadas para controlar o movimento de agentes patogénicos dentro da exploração durante o trabalho diário.
Ao longo da minha vida profissional tive a oportunidade de gerir várias explorações de porcas onde tenho visto grandes diferenças no desmame por porca e na mortalidade pré-desmame, apesar de ter praticamente as mesmas linhagens genéticas, dieta ou instalações.
Há vários anos que a inseminação pós-cervical se tornou comum na maioria das explorações de porcos. Neste artigo são revistos, com Javier Gil, especialista em reprodução e inseminação artificial de suínos, os aspectos a ter em consideração para a realizar correctamente.
Câmaras 3D colocadas acima dos parques podem detectar automaticamente mudanças na posição das caudas, servindo de sistema de alerta precoce para produtores antes de surtos de caudofagia.
Este segundo artigo analisa os dados das cobrições realizadas nos feriados a meio da semana em Espanha em 2018, embora, ao alterar as datas, os resultados pudessem ser extrapolados para cada país.
Um material ainda não comprovado mas que, segundo a minha experiência, pode dar bons resultados.
Bem-vindo à 3tres3
Ligue-se, partilhe e relacione-se com a maior comunidade de profissionais do sector suinícola.
Já somos 155932 Utilizadores!
Regista-teJá é membro?Este artigo compara o resultado das cobrições realizadas uma semana antes do dia feriado no meio da semana com as do dia seguinte.
Os suicídios nos produtores / trabalhadores agro-pecuários são seis vezes maiores que em outros trabalhadores. Mas condições stressantes não precisam terminar assim.
Ao contratar funcionários, a atitude é mais importante que a experiência. O desejo de melhorar e aprender é fundamental.
Que efeito o espaço do comedouro e o tamanho do grupo têm no crescimento e lesões na orelha e na cauda?
Este segundo artigo da avaliação de limpeza e desinfecção de camiões descreve como realizar e como avaliar os resultados da validação e detecção microbiológica da adenosina trifosfato.
Quais são os pontos mais importantes que tem que incluir a auditoria da lavagem e desinfecção de um camião que transportou porcos? Neste artigo iremo-nos centrar na inspecção visual.
O progresso não passa apenas pelo Smart Farming: uma solução simples que pode melhorar muito a biossegurança entre lotes de leitões desmamados, evitando a recirculação de doenças.
Este artigo resume algumas das etapas mais importantes ilustradas num vídeo animado para impedir a disseminação do COVID-19 entre os trabalhadores enquanto executam as suas tarefas diárias na exploração.
Uma análise do tráfego de veículos pode minimizar drasticamente o risco de contaminação cruzada na sua unidade suína, reduzindo possíveis desafios de doenças.
Neste terceiro artigo, serão revistos os aspectos chave e pontos críticos que devem ser tidos em conta ao desenhar um protocolo de higiene do transporte de suínos para o seu sistema de produção.
Apesar de ser uma técnica muito conhecida, nas sua aplicação nas explorações, continuam-se a cometer erros e geram-se dúvidas que tentaremos resolver.
Na primeira parte desta série de artigos abordámos o tema de como realizar uma correcta estimulação para a entrada em cio. Neste artigo continuamos a conversar com o especialista em Reprodução e Inseminação Artificial Suína, Javier Gil Pascual e vamo-nos centrar na detecção do cio.
A hora a que se distribui a ração afecta os rendimentos reprodutivos?
As primíparas com maior espessura de toucinho dorsal produzem mais leite?
A situação actual é que o corte de caudas não é proibido, mas deve ser evitado que tal corte seja uma prática rotineira.
Três vídeos que ilustram como fazer uma transição apropriada entre áreas-chave, limpas e sujas.
A solução mais fácil e realista é a produção de machos inteiros ou a imunocastração. Não obstante, há países ou sistemas de produção que estão a apostar mais pela anestesia.
A segunda parte deste artigo conta-nos o que podemos aprender do instinto de nidação da porca, da ingestão de ração pré-starter pelos leitões, da relação com o operário e da formação de grupos em sistemas de camping para os usar nas nossas explorações confinadas.
Comecemos por clarificar quais são as zonas limpas/sujas e os seus limites. Numa série de artigos comentaremos como aplicar os princípios de separação das zonas da exploração para prevenir a entrada de agentes patogénicos.
Quando foi a última vez que desinfectaste o teu telemóvel?
Qual o espaço necessário para optimizar os rendimentos produtivos com os actuais pesos de abate?
A reprodução suína e o verão não são bons amigos. Chega o calor, diminuem as horas de sol, as fertilidades falham e nós, veterinários, inventamos mais patologias reprodutivas que no resto do ano. Porque será que fazendo sempre o mesmo não temos sempre os mesmos resultados?
Bem-vindo à 3tres3
Ligue-se, partilhe e relacione-se com a maior comunidade de profissionais do sector suinícola.
Já somos 155932 Utilizadores!
Regista-teJá é membro?Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt
faz login e inscreve-te na lista