Uma imagem vale mais que mil palavras... ainda mais quando se fala de biossegurança na exploração
Três vídeos que ilustram como fazer uma transição apropriada entre áreas-chave, limpas e sujas.
Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt
faz login e inscreve-te na lista
Três vídeos que ilustram como fazer uma transição apropriada entre áreas-chave, limpas e sujas.
Comecemos por clarificar quais são as zonas limpas/sujas e os seus limites. Numa série de artigos comentaremos como aplicar os princípios de separação das zonas da exploração para prevenir a entrada de agentes patogénicos.
A segunda parte deste artigo conta-nos o que podemos aprender do instinto de nidação da porca, da ingestão de ração pré-starter pelos leitões, da relação com o operário e da formação de grupos em sistemas de camping para os usar nas nossas explorações confinadas.
Quando foi a última vez que desinfectaste o teu telemóvel?
Qual o espaço necessário para optimizar os rendimentos produtivos com os actuais pesos de abate?
A reprodução suína e o verão não são bons amigos. Chega o calor, diminuem as horas de sol, as fertilidades falham e nós, veterinários, inventamos mais patologias reprodutivas que no resto do ano. Porque será que fazendo sempre o mesmo não temos sempre os mesmos resultados?
Há mais de 30 anos surgiu a ideia de construir um tapete transportador como é feito, ou se fazia, em avicultura.
Como aumentar o consumo de água dos leitões nos 2-3 primeiros dias após o desmame utilizando a sua curiosidade natural.
Bem-vindo à 3tres3
Ligue-se, partilhe e relacione-se com a maior comunidade de profissionais do sector suinícola.
Já somos 153568 Utilizadores!
Regista-teJá é membro?Mais atractivos para os porcos e mais cómodos para os tratadores.
Não só está relacionado ao DNP, mas pode ter mais impacto do que podemos assumir inicialmente.
Apesar de suas limitações, a produção em camping é uma maneira diferente de abordar a produção de suínos e possui algumas práticas de maneio que podem levar a reflectir quando tiverem que ser abordado o maneio e desenho de alojamentos em explorações intensivas.
Nesta exploração pendura-se o medicamento oral numa garrafa de 1 litro boca abaixo (estilo goteira) do carro para processar leitões.
Temos baixas na maternidade por falta de um bom encolostramento, mas quantas são realmente por este motivo? Estão a ser camufladas entre os leitões não viáveis?
O uso de um sistema simples, que apenas necessita de plástico transparente e fita adesiva, para prevenir a entrada de ar não filtrado nas explorações de alta biossegurança, pode servir ao mesmo tempo como método para prevenir o movimento de pessoal entre zonas de diferente biossegurança em qualquer tipo de exploração.
O trabalho mostra dois aspectos do maneio durante a engorda que podem modificar os rendimentos produtivos do grupo e ajudar a reduzir a variabilidade de peso vivo no final do ciclo.
A instalação de barreiras físicas nos pontos de entrada de pessoal estratégico ajuda a definir áreas distintas de biossegurança.
Os autores partilham as suas estratégias para controlar os episódios de mordeduras de cauda e também as medidas de prevenção que aplicam.
Os autores partilham as suas experiências sobre a identificação dos factores de risco das mordeduras de caudas e também sobre a produção de leitões com caudas intactas.
O recurso a um simples termómetro ou técnicas menos habituais como a termografia vão diagnosticar situações delicadas de forma barata, simples e objectiva.
Este truque consiste em organizar a entrada em cio das marrãs de reposição com a finalidade de gerir correctamente o número de inseminações fixado como objectivo para cada lote.
O que é mais difícil para as porcas é aprender a mover as portas. Expomos aqui una forma fácil e prática para o conseguir.
O uso de plástico e gravilha para evitar o crescimento de ervas daninhas no perímetro da exploração. Método simples de jardinagem que também diminuirá a probabilidade de entrada de roedores nas instalações e melhorará o controlo da biossegurança externa da exploração.
A chave está no maneio das nulíparas…
Muitas explorações suínas na América Norte incluíram salas de fumigação para desinfectar o material de entrada.
Por vezes os produtores acabam por usar sémen com uma capacidade menor de fertilização devdo a condições inadequadas de armazenamento.
Falámos sobre o peso e a idade à cobrição, a adaptação às jaulas, o flushing, como fazer a detecção de cio e inseminar, segregar ou não as nulíparas…
Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt
faz login e inscreve-te na lista