Gestão óptima das doses de sémen na exploração: pontos chave de controlo
Por vezes os produtores acabam por usar sémen com uma capacidade menor de fertilização devdo a condições inadequadas de armazenamento.
Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt
faz login e inscreve-te na lista
Por vezes os produtores acabam por usar sémen com uma capacidade menor de fertilização devdo a condições inadequadas de armazenamento.
Falámos sobre o peso e a idade à cobrição, a adaptação às jaulas, o flushing, como fazer a detecção de cio e inseminar, segregar ou não as nulíparas…
As pistolas de bala cativa não provocam a morte em porcos grandes ou em porcos adultos; só os põem inconscientes, pelo que é necessária uma acção posterior para assegurar a morte do porco.
Este comportamento faz com que os últimos animais da hierarquia não tenham acesso à água com a assiduidade suficiente.
As necessidades dos leitões recém desmamados são simples, mas não são fáceis de cobrir em condições de produção.
Este relógio tem três círculos: o de cor azul representa as horas, o de cor verde os leitões nascidos vivos e o círculo interior, de cor encarnada, indica os leitões nascidos mortos.
Bem-vindo à 3tres3
Ligue-se, partilhe e relacione-se com a maior comunidade de profissionais do sector suinícola.
Já somos 153719 Utilizadores!
Regista-teJá é membro?É fácil observar a reacção das porcas (de todas!) ante o fornecimento de papel, basta um punhado em frente do focinho ou que esteja ao alcance da boca e já está... oxitocina! É como aplicar uma injecção!
São discutidas estratégias diversas: oferecer até 3 tipos de ração diferentes, alimentar "por orçamento", densidade de leitões por boca, ...
Desmamando uma ou várias semanas em parques conseguimos ganhar uma semana de espaço.
Após rever os principais perigos para os produtores de porco em artigos anteriores, este artigo descreve as medidas práticas para os reduzir.
Ainda que a dispersão que "vem" de maternidade é determinante na dispersão final, nas baterias podemos tomar medidas para corrigir em parte esta dispersão.
As doenças e lesões podem ter sérios problemas económicos, físicos e de saúde emocional e impedir tanto um sistema produtivo eficiente e agradável como afectar a vida familiar. Neste artigo, enumerarei vários tipos de problemas para a saúde e a segurança dos trabalhadores.
Este artigo revê brevemente alguns dos desafios do sector suíno: uso de antibióticos, meio ambiente, bem-estar animal, controlo sanitário
O desmame é um ponto crítico na vida do porco. Pressupõe um momento de grande stress que, se não se gere de forma adequada, pode conduzir ao aparecimento de diarreias e/ou de leitões inadaptados.
O uso de leites artificiais é de grande ajuda, tanto para aumentar o número de leitões desmamados como para simplificar o manejo de porcas adoptantes.
Explica-se como gerir as porcas adoptantes em sistemas de bandas a três semanas através de um exemplo prático.
Considerando o bem-estar, como deve ser o tamanho do grupo de animais alojados num parque?
É um dos parãmetros que deve ser estabelecido entre os produtores e a indústria das carnes pois afecta a segurança alimentar, o bem-estar animal e a qualidade da carne.
Quando a produtividade baixa mas a eficiência produtiva se mantém…
Todos estamos conscientes da importância de ter uma boa taxa de reposição, mas estamos conscientes da importância da rotação do pessoal e dos custos a que isso conduz?
Numa política de renovação tradicional põe-se um parto limite, no qual são eliminadas as porcas após o desmame, eliminando poucas porcas antes desse parto, e deixando muito poucas para lá desse parto. Mas o que é que acontecia se modificássemos esta política atendendo ao rendimento das porcas?
Minimizando as perdas de porcas nos primeiros ciclos conseguem-se três efeitos positivos para a eficiência económica de uma exploração.
Este artigo analisa o maneio em bandas de 4 semanas, muito comum em explorações pequenas (250 porcas) em países como França e compara-o com o maneio em bandas de 3 semanas.
Antonio Tavares, Presidente do COPA-COGECA fala-nos dos desafios actuais para a suinicultura europeia: a Comissão pretende acabar com o corte de caudas nos próximos 3 anos, contudo não prevê mudanças legislativas relativamente à castração.
Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt
faz login e inscreve-te na lista