Importância do consumo de ração da porca e do peso do leitão desmamado
As explorações com mais produtividade nem sempre são as melhores, também deve ser considerado o peso do leitão desmamado e o consumo de ração da porca.
Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt
faz login e inscreve-te na lista
As explorações com mais produtividade nem sempre são as melhores, também deve ser considerado o peso do leitão desmamado e o consumo de ração da porca.
Após verificar que a exploração perde dias na cobrição das nulíparas, na detecção de porcas vazias em parques e no envio das remessas de porcas para o matadouro, propômos um pacote de medidas …
Num sistema com 2,35 partos por porca e ano, mais de 14 leitões nascidos, mais de 11 desmamados por parto e em volta de 1% de baixas ao desmame, o que é que se pode fazer para melhorar?
Este artigo propõe algumas soluções para os principais problemas encontrados nas gestações em grupo.
Os dois principais factores que fazem com que certas explorações não tenham obtido êxito em se adaptar à normativa de bem-estar são as deficiências no desenho das instalações e no maneio.
Vejamos o caso de uma exploração que tem 5 dias não produtivos a mais que a média das explorações com o seu perfil, onde se perdem estes dias?
Bem-vindo à 3tres3
Ligue-se, partilhe e relacione-se com a maior comunidade de profissionais do sector suinícola.
Já somos 153578 Utilizadores!
Regista-teJá é membro?Obter uma alta prolificidade e saber aproveitá-la (traduzi-la em leitões desmamados) é vital para a produtividade da exploração de porcas.
Os resultados revelam o stress ao que estão submetidas as porcas por intervenções excessivas no decurso do parto provoca um claro aumento da mortalidade pré-desmame.
Observamos agressividade nas porcas que suspeitamos seja provocada pelo maneio em redor do parto. Decidimos registar e analisar os dados sobre o maneio para confirmar as nossas suspeitas.
Aparecem animais mortos e doentes com las tipicas lesões rubras e rombóides na pele, apesar de estarem vacinados contra Erysipelothrix rhusiopathiae.
Verifica-se um inusual aumento das repetições entre 31-39 dias. A maioria ocorriam nas porcas previamente negativas na ecografia e aconteciam antes dos 42 dias.
O parto é um processo doloroso e stressante especialmente em porcas primíparas e/ou no caso de partos distócicos.
O protocolo é uma ferramenta de diagnóstico muito útil para ter uma visão global de uma exploração num determinado momento.
Quanto à duração da gestação e produtividade na maternidade, as diferenças, são devidas, na sua maior parte, às diferenças genéticas entre ambos os grupos de porcas, enquanto que as variações de rendimento em gestação são devidas, fundamentalmente, aos diferentes sistemas produtivos.
Saber aproveitar ao máximo o espaço de maternidade é um ponto chave, não só no momento de fazer porcas adoptantes, mas também para aumentar a idade ao desmame. A célula de parto é o lugar mais caro da exploração, deve saber-se sacar o máximo rendimento possível!
O resultado desejado do maneio estratégico da reposição a nível de empresa é a minimização das perdas económicas potencialmente causadas por PRRS.
Os leitões de primíparas têm piores rendimentos nas baterias e um duplo risco de morrer que os descendentes de multíparas.
Os leitões pequenos e de baixa viabilidade são um problema crescente e representam uma das principais causas de mortalidade pré-desmame.
A melhoria da prolificidade parece estar ligada em muitos casos a uma menor homogeneidade de pesos ao nascimento.
O autor questiona qual é o dia idóneo para cobrir as porcas e expõe as melhorias nos resultados que obtém ao desmamar à 2ª feira.
Num futuro muito próximo vamos dispôr de uma enorme quantidade de dados, com muito mais rapidez e facilidade que nunca e, além disso, de origens muito diversas.
Só 17% das companhias utilizam mais de 75% da informação recolhida e só 27% pensam que a utilizam melhor que os seus competidores.
Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt
faz login e inscreve-te na lista