Em relação à questão envolvendo o bem-estar animal, mais especificamente aquela atinente ao sistema de gestação de fêmeas suínas, a qual vem, ultimamente, sendo objecto de manifestação que envolve o nome da Cooperativa Central Aurora Alimentos, quer esta esclarecer que:
1. A alteração do sistema de gestação das fêmeas suínas, substituindo as actuais jaulas individuais por um processo que ocorra em baias coletivas, já é objecto de estudo e de definições por parte da cooperativa signatária, reconhecendo esta, a necessidade de sua implementação.
Neste compasso, há cronograma de execução prevendo a integral substituição do sistema de gestação das fêmeas suínas, para as actuais explorações e na estrutura física existente, até o ano de 2026, sendo que para novos projectos, seja de construção e/ou ampliação, a nova sistemática será adoptada já a partir do ano de 2016.
2. Referido prazo apresenta-se como necessário, em razão da característica de produção apresentada pelo sistema cooperativo, tratando-se de pequenos produtores rurais que utilizam, essencialmente, mão-de-obra familiar.
Por conta de tal condição, o sistema apresenta limitação na sua capacidade de investimento, sendo necessário encontrar-se o ponto de equilíbrio, sob a pena de se colocar em risco a viabilidade desta actividade produtiva, o que poderia gerar, inegavelmente, um colapso social.
3. A Aurora vem desenvolvendo, incansavelmente, projetos que envolvem pesquisa, formações, alteração de processos, entre outros, tanto à nível de campo como nas suas fáblicas industriais, objectivando atender as questões ligadas ao bem-estar dos animais, envolvendo todo o sistema de produção e de industrialização na busca das melhores práticas.
Referidas acções confirmam estar a mesma atenta aos anseios e conclamos da sociedade nos seus mais diversos segmentos, produzindo alimentos de forma ética e sustentável.
4. Na linha de sua missão de "valorizar a qualidade de vida no campo e na cidade, produzindo alimentos de excelência", acredita a Aurora Alimentos que o bem-estar dos animais insere-se na defendida qualidade dos alimentos, seja do ponto de vista ético e/ou organoléptico.
Dessa forma, a Cooperativa Central Aurora Alimentos reitera seu compromisso com a sociedade, com seus clientes e parceiros, desenvolvendo actividade produtiva com responsabilidade e respeito ao sistema de produção instalado, ao produtor rural e à sustentabilidade da cadeia produtiva.
Segunda-feira, 28 de Dezembro de 2015 : Nota de Esclarecimento / Aurora