A Bayer e a Monsanto anunciaram a assinatura de um acordo definitivo de fusão no qual a Bayer adquirirá a Monsanto em troca de 128 dólares por acção.
O acordo foi aprovado por unanimidade pelo conselho de administração da Monsanto e os conselhos de direcção e supervisão da Bayer. A oferta representa um prémio de 44% relatizamente à cotização de fecho das acções da Monsanto de 9 de Maio de 2016, dia anterior à primeira proposta apresentada por escrito a Monsanto.
«Temos o prazer de anunciar a fusão das nossas duas grandes empresas, o que será um grande passo em frente para a nossa área de agricultura e reforçar a posição de liderança da Bayer como uma empresa focada em ciências da vida impulsionada pela inovação com posições de liderança nos seus segmentos chave, e trará um valor substancial a accionistas, clientes, funcionários e sociedade no seu conjunto», manifestou Werner Baumann, presidente do Conselho de Direcção da Bayer AG.
«O anúncio de hoje atesta tudo o que conseguimos e o valor que criamos em Monsanto para os nossos accionistas. Estamos convencidos de que a fusão com a Bayer é a oferta mais atraente para nossos accionistas, e o método de pagamento em dinheiro proporciona o maior grau de certeza ", disse Hugh Grant, presidente e CEO da Monsanto.
Melhores soluções para os agricultores
Com a transacção fundiram-se dois negócios diferentes mas altamente complementares. O negócio conjunto tirará partido da liderança da Monsanto no âmbito das sementes e traits e da sua plataforma Climate Corporation, por um lado, e do amplo leque de produtos de protecção das culturas da Bayer para um extenso número de indicações e culturas em todas as zonas geográficas chave, por outro. Como resultado, os agricultores beneficiarão de uma ampla gama de soluções para satisfazer as suas necessidades presentes e futuras, entre as que se contarão melhores soluções em sementes e recursos (traits), agricultura digital e protecção das culturas.
A fusão também irá juntar a capacidade de inovação e as plataformas tecnológicas líderes de I+D de ambas as empresas, com um orçamento anual pro forma de 2500 milhões de euros aproximadamente. A médio-longo prazo o negócio conjunto trará aos clientes soluções inovadoras e uma gama de produtos optimizada sobre a base de descobertas analíticas agronómicas e sustentadas por aplicações de agricultura digital. Espera-se que tudo isto redunde em significativos benefícios de maneira sustentável para os agricultores, que abarcarão desde um melhor abastecimento e comodidade até um maior rendimento, uma maior sustentabilidade e protecção do meio ambiente.
O sector agrícola enfrenta um dos maiores desafios da nossa era: como alimentar 3000 milhões de pessoas a mais em 2050 de uma forma sustentável para o meio ambiente. Ambas as empresas estão convencidas de que este desafio requere uma nova abordagem que integre de forma mais sistemática os conhecimentos de peritos em sementes, traits e protecção de culturas -produtos biológicos inclusive - com um forte compromisso com a inovação e as práticas agrícolas sustentáveis», manifestou Liam Condon, membro do Conselho de Direcção da Bayer AG e chefe da divisão Crop Science.
«Estamos a entrar numa nova era no sector agrícola, marcada por desafios significativos e que requere novas soluções e tecnologias sustentáveis que permitam aos agricultores produzir mais com menos. A fusão com a Bayer trará justamente isso: um motor de inovação que reunirá a carteira de produtos para a protecção de culturas da Bayer com as nossas inovadoras sementes e traits e as nossas plataformas de agricultura digital para ajudar os agricultores a superar os obstáculos do amanhã. Juntas, a Monsanto e a Bayer, aproveitarão uma tradição que é motivo de orgulho e os respectivos historiais de inovação no sector agrícola para fornecer um amplo e mais diversificado leque de soluções aos agricultores», declarou Grant.
19 de Setembro de 2016 - Bayer