Ceva Sante Animale e IDT Biologika GmbH chegaram a um acordo provisório para a CEVA adquirir o portefólio veterinário de produtos biofarmacêuticos da IDT e as suas actividades de I&D, o que permite à IDT focar-se na fabricação de vacinas biotecnológicas e produtos farmacêuticos para a saúde humana nos mercados nacional e internacional. O acordo está sujeito à aprovação do Bundeskartellamt (gabinete federal para a competição) e deverá ser concluído em 1 de Julho de 2019.
Existem fortes sinergias entre a gama de vacinas para suínos e aves das duas empresas e a presença geográfica global da CEVA permitirá uma rápida expansão nas vendas da actual gama de produtos IDT para o resto do mundo.
Considerando a tendência global de medicamentos preventivos, ambas as empresas têm uma longa história e um histórico comprovado de desenvolvimento de vacinas. A CEVA planeia investir significativamente no desenvolvimento de um novo centro global de inovação em suínos na actual sede de ITD em Dessau, bem como na IDT Research em Riems, Alemanha. O centro fortalecerá as capacidades de I&D em biológicos da CEVA, reunindo duas equipas de pesquisa altamente qualificadas, bem como linhas de produtos inovadoras com forte potencial de crescimento.
A IDT tem uma vasta experiência em diversas áreas, incluindo vacinas autógenas e vacinação oral para o controlo de doenças endémicas em animais selvagens e animais em liberdade, o que proporcionará uma importante e inovadora tecnologia, especialmente no controlo da raiva, à crescente divisão de Saúde pública da CEVA.
Comentando o acordo, o Director e CEO de CEVA, Dr. Marc Prikazsky, disse: "logo que começamos a falar era óbvio que, com as nossas respectivas longas histórias na produção de vacinas, partilhávamos valores comuns através do nosso pessoal, colaboradores e da nossa estrutura de empresa familiar. Reunir as duas equipas reforçará significativamente o nosso desenvolvimento de produtos biológicos e a sua inovação, o que é particularmente importante dado o papel essencial que desempenham as vacinas na redução da necessidade de antibióticos, que é fundamental para a saúde de pessoas e animais."
Representando a IDT, Klocke Holding, CEO de Carsten Klocke declarou: "conhecemos a CEVA há muito tempo e escolhemo-la deliberadamente como o sócio ideal para garantir o futuro crescimento dos produtos de IDT em saúde animal, tanto os existentes como os que estão em fase de desenvolvimento, que também beneficiarão da sua presença e organização internacional. Os nossos colegas de I&D e vendas converter-se-ão numa parte importante da 6ª maior empresa de saúde animal e uma das com mais rápido crescimento no mundo. O resto do negócio de IDT irá centrar-se no rápido crescimento do negócio de CDMO (Contract Development and Manufacturing Organization) para saúde humana, que representa já mais de 2/3 da receita de IDT. No entanto, continuaremos a fabricar os produtos de saúde animal para a CEVA, durante pelo menos cinco anos na nossa sede de Dessau. Esta operação e o claro objectivo permitirão a IDT crescer ainda mais rápido e, ao mesmo tempo, apoiar mutuamente a iniciativa de "One Health" – IDT em saúde humana e o nosso parceiro, CEVA, em saúde animal".
Não há planeados mais anúncios públicos até que o gabinete federal de competição aprove definitivamente os termos.
17 de Maio, 2019 - Ceva Santé Animale