Superioridade de Carcaças
A qualidade não é tudo mas, sem qualidade, tudo o resto não importa. E, para conseguir carcaças da melhor qualidade, há que partir da melhor genética. Os geneticistas da Hypor conseguiram reduzir a quantidade de gordura dorsal e aumentar a percentagem global de tecido magro através da selecção dos melhores animais para a geração seguinte.
«Ao combinar os melhores animais das três populações Landrace, conseguimos melhorias genéticas com maior rapidez, especialmente quanto à percentagem de tecido magro», comenta o director geral de Hypor para América, Luis Prieto García.
Claro está que a qualidade da carcaça engloba muitos factores, entre eles o nivel de espessura muscular, a área do centro do lombo, a gordura dorsal, o peso da carcaça e a percentagem global de tecido magro do porco de engorda. Centrar-se em todos eles e, ao mesmo tempo, conseguir a Rentabilidade Total do Sistema não é uma tarefa menor, se bem que, é certo, a Hypor Libra* também não é uma porca corrente.
Top de Tecido Magro
Satisfazer as exigências do mercado é um factor crucial para os nossos clientes. Deste modo, quando o mercado fala, nós escutamos.
A exigência, neste momento, é proporcionar animais mais magros com pesos maiores. Por sorte, isto é precisamente o que representa a Hypor Libra*, de maneira que estes animais mais magros produzirão mais carne de qualidade para venda com um peso maior. Há empresas de produtos de carne americanas que estão a pagar prémios por cumprimento de standarts de qualidade. Graças a elas, alguns clientes de Hypor recebem hoje 2 $ adicionais (1,70 €) por cada finalizador em conceito de qualidade de carcaça.
É claro, pois, que um animal magro pode ser a chave para engordar os nossos lucros.
Além disso, como a Hypor Libra* é uma porca com grande percentagem de tecido magro, é mais versátil e pode ser coberta com diversos varrascos, o que permite satisfazer as procuras de cada mercado individual. Seja qual for a cobertura gorda requerida pelo seu cliente a um peso determinado, a resposta está na Hypor Libra*.
Assombrosa Eficiência Alimentar
O melhor de maximizar a qualidade da carcaça é que isto supõe um claro benefício empresarial sob vários pontos de vista.
Como resultado da sua alta percentagem de tecido magro, a Hypor Libra* produz finalizadores com valores muito superiores quanto à sua eficiência alimentar. Dado que os custos de alimentação supõem entre 60 % e 70 % dos custos totais de produção, trata-se de uma melhoria facilmente absorvível.
«É necessária mais ração para produzir um quilo de ração que para produzir um quilo de carne», explica Luis Prieto.
Os animais magros utilizam a maior parte da energia procedente da alimentação para o crescimento, no entanto os animais com uma condição corporal demasiado alta armazenam a maior parte da energia como gordura, o que faz com que a sua alimentação seja muito mais cara.
Dado o enorme impacto dos custos de alimentação no funcionamento de uma exploração, a Hypor conta com mais de 300 estações de alimentação em todo o mundo que lhe permitem recolher dados individualizados para cada animal sobre ganho diário de peso e consumo de ração. Estes dados ajudam os geneticistas na sua selecção de porcos capazes de manter um bom índice de conversão e percentagem de tecido magro em pesos de até 140 kg ou inclusive mais (acima das 310 libras).
Resultados
Num sector tão competitivo como o suíno, há que aferrar-se a toda a possível vantagem. Isto implica insistir numa linha genética rentável e capaz de satisfazer a procura mundial de produtos finais de qualidade. As vantagens quanto a conversão alimentar e qualidade da carcaça oferecidas pela Hypor Libra*, permitirão marcar uma enorme diferença. Para Hypor, é nisso que consiste a Rentabilidade Total do Sistema.
11 de Janeiro de 2018 - Hypor