A Ceva confirmou, em Libourne no passado dia 24 de Setembro, que o seu medicamento veterinário Forceris®, a combinação injectável patenteada para a prevenção da deficiência em ferro e tratamento da coccidiose em leitões, estará agora disponível para todos os suinicultores da Europa.
Os resultados iniciais decorrentes da utilização de Forceris®, pelos produtores têm sido extremamente encorajadores, criando uma forte demanda e frustração em muitos mercados, que se pelas agressivas acções legais promovidas pela Bayer Saúde Animal.
Após o lançamento de Forceris®, em maio de 2019, a Bayer Saúde Animal promoveu acções legais contra a Ceva em diversos países Europeus, argumentando que a solução injectável da Ceva infringia a patente EP2164496. Contudo, em 17 de Setembro de 2020, a Câmara Técnica de Recurso do Instituto Europeu de Patentes revogou a patente Bayer por não apresentar actividade inventiva. Esta é uma decisão final não passível de recurso.
Comentando a decisão, Valerie Mazeud, a Directora Global do Departamento Legal da Ceva, disse, “estamos obviamente muito satisfeitos que o Instituto Europeu de Patentes tenha decidido a invalidade da patente Bayer e que Forceris®, este inovador medicamento veterinário, possa ser livremente disponibilizado a todos os clientes, em toda a Europa.”
9 de Novembro de 2020, Press Release CEVA de 24 de Setembro de 2020