Diversos estudos demonstraram a presença do vírus da gripe no efectivo suíno espanhol, o mais recente em 2011, realizado pela equipa de Enric Mateu no CreSA-UAB. Esse estudo demonstrou uma grande prevalência (94%) e variedade de vírus presentes numa amostra representativa do sector suíno espanhol, tanto em explorações de reprodutoras como engordas.
Os efeitos da circulação dos vírus Gripe Suína são significativos e a sua epidemiologia evoluiu devido às novas tendências da produção suína moderna.
Para entender melhor a epidemiologia do vírus Gripe nas explorações modernas, assim como os seus efeitos e possíveis ferramentas para o seu controlo, a IDT e a UAB assinaram um acordo para promover um doutoramento industrial que terá início em Novembro de 2016. Esse projecto terá inicio com uma campanha de diagnósticos a partir de casos suspeitos provenientes de Espanha e Portugal.
Na ANAVEPOR terá inicio uma série de comunicações em reuniões e congressos veterinários que tem como objectivo dar a conhecer o projecto e o seu funcionamento, chamando à colaboração os técnicos para assegurar o êxito deste projecto.