A JBS assinou, em Xangai, um memorando de entendimentos com o Alibaba Group, gigante global do e-commerce, para venda de proteína animal na China – bovinos, aves e suínos. Segundo o acordo, o total de negócios pode chegar a US$ 1.5 biliões em três anos – o que representa o maior negócio do segmento já realizado entre Brasil e China.
O documento foi assinado por Renato Costa, presidente da JBS Carnes Brasil, e Richard Wang, executivo da Win Chain, subsidiária do Alibaba Group, dedicada à indústria de alimentos frescos e que coordena a cadeia de suprimentos da companhia. A cerimónia foi realizada na China International Import Expo (CIIE) e contou também com a participação de executivos da JBS, incluindo Joanita Karoleski, presidente da Seara, e Brent Eastwood, presidente da JBS Austrália, além de Zhang Ye, CEO da Win Chain.
A China é um dos principais destinos dos produtos da JBS e, com esse acordo, a JBS expande seus negócios nos mercados B2C e B2B da China, principalmente para carne bovina, além de gerar ainda mais valor à marca Friboi, lançada no país durante a CIIE. A Companhia já vinha conduzindo alguns testes com o Alibaba para atender a demanda de cortes e embalagens do comércio electrónico e os primeiros embarques devem acontecer em 30 dias.
“A assinatura do acordo expandirá significativamente os nossos negócios de carne bovina e irá gerar ainda mais valor à marca Friboi, que lançamos na China durante a CIIE. Desenvolvemos produtos com embalagens, cortes e porções especialmente dedicados ao mercado chinês”, afirma Renato Costa. “Nossas marcas são cada vez mais reconhecidas pela alta qualidade e segurança dos alimentos que produzimos, com rastreabilidade e um processo sustentável de produção – questões cada vez mais relevantes aos consumidores – e que estarão disponíveis em diferentes canais, seja para clientes corporativos – varejo e food service – seja para o consumidor final (B2B)”, destaca o executivo.
O acordo com o Alibaba foi feito por meio da plataforma Win Chain, área dedicada à indústria de alimentos frescos, que coordena a cadeia de suprimentos no Alibaba. Para a parceria com a JBS, a plataforma fornecerá soluções adequadas ao mercado chinês, como canais de venda, distribuição de cadeia fria, suporte de big data, entre outras que garantem total integração nesse processo.
Quarta-Feira, 7 de Novembro de 2018, JBS, http://jbs.com.br