A MSD Saúde Animal reuniu 400 veterinários europeus em Madrid para o lançamento Europeu da vacina Porcilis® PCV M hyo. Trata-se de uma vacina monodose contra o Circovirus Suíno tipo 2 e o Mycoplasma hyopneumoniae na mesma embalagem e pronta a usar. Esta vacina recebeu a autorização por parte da Comissão Europeia no passado mês de Novembro e prevê-se que no próximo mês de Julho já esteja disponível em todos os países da União Europeia.
Fernando Riaza, Vice-Presidente da MSD Animal Health do Sul da Europa, Médio Oriente e Norte de África, foi quem abriu a sessão, a que se seguiu uma breve apresentação por parte de Richard R. DeLuca, Presidente da MSD Animal Health.
Rika Jolie, Directora Técnica global da MSD Animal Health, apresentou o sistema ResPig®, uma plataforma baseada na web e cujo objectivo é fornecer estratégias de controlo e prevenção do complexo respiratório suíno específicas para cada exploração. Em www.respig.pt pode-se obter informação detalhada sobre este sistema. De seguida, Frans Dirven, consultor em suíinos e Director da clínica veterinária holandesa Lintjeshof, explicou a sua experiência prática na implementação do ResPig® bem como os resultados conseguidos mediante esta aproximação no controlo do PRRS e de outras doenças respiratórias, a redução do uso de antibióticos, etc. nas já mais de 70 explorações nas que aplica este sistema.
De seguida Jim Lawless encarregou-se de motivar a audiência com a sua divertida apresentação “10 rules for Taming tigers”.
O encerramento da sessão do primeiro día foi realizada por Narciso Bento, Director Global de Suínos da MSD Animal Health.
Hans Dittrich, Vice-Presidente de MSD Animal Health da zona Norte da Europa, deu início à sessão do segundo dia para dar lugar KJ Varma, reponsável de R&D na MSD Animal Health, que explicou as linhas gerais de investigação e desenvolvimento da companhia para finalizar expondo duas das suas principais inovações: o injector IDAL para vacinação intradérmica e, mais recentemente, a vacina Porcilis® PCV M hyo.
Quim Segalés, Director do CReSA, fez uma amena e informativa apresentação intitulada “Control de las infecciones por PCV2 y M hyo: el bueno, el malo y el feo”, na que identifica cada um dos agente patogénicos e a vacinação para os mesmos com cada um dos protagonistas da famosa película. Ao longo da apresentação comentou a eficácia das vacinas contra ambos agentes patogénicos, a sua capacidade para superar a interferência com os anticorpos maternais e a protecção cruzada entre genótipos de PCV2.
A seguinte apresentação foi de Heiko Nathues, director de clínica suína na Universidade de Berna, que centrou a sua exposição no Mycoplasma hyopneumoniae, explicando o modelo de transmissão que a sua equipa desenvolveu, bem como a importância económica e de prevenção desta doença.
A segunda parte da sessão foi íntegramente dedicada à explicação das características da Porcilis® PCV Mhyo. Inicialmente, Ruud Segers, responsável de biológicos de suíno da MSD, explicou com detalhe o caminho decorrido até à introdução no mercado da Porcilis® PCV M hyo, incluindo resultados laboratoriais de segurança e eficácia do produto.
De seguida Rika Jolie aprofundou os resultados de eficácia e segurança da vacina fornecendo dados de vários ensaios realizados.
Mais dados de ensaios de campo reforçando os bons resultados conseguidos com a vacinação com Porcilis® PCV M hyo foram expostos na apresentação seguinta realizada por Eleni Tzika, Professora da Universidade de Aristotle de Salónica.
Com o título “Porcilis® PCV M hyo - It’s easy. It works” Michael Campbell, Director de marketing de Respig®, iniciou a sua apresentação na que reforçou as razões para as utilização desta vacna.
Finalmente, Fabio Paganini, responsável pela Divisão de Produção de alimentos de origem animal na MSD Animal Health, encerrou o meeting expressando o compromisso da companhia para com a produção suína.
10 de Março de 2015 - Redacção 333.