O uso de antimicrobianos em produção animal é um dos assuntos mais comentados e que mais polémica levanta na actualidade. O seu uso não prudente está relacionado com o aparecimento de resistências, mas os antimicrobianos continuam a ser uma ferramenta fundamental para os clínicos que exercem actividade em suinicultura. Preservar a sua eficácia no futuro é importante para que a produção suína seja uma actividade rentável e sustentável no futuro.
Para descrever a situação actual e actualizar conceitos Lorenzo Fraile, da UdL, preparou uma série de artigos sobre o seu uso em suinicultura. Exporá os planos de luta contra as resistências a antibióticos que estão a ser executados em vários países e as consequências quanto a segurança alimentar, profilaxia, biossegurança e comércio internacional que possam comportar as alterações no uso de antibióticos em produção suína. Também se vai debruçar sobre os indicadores de consumo de antibióticos e actualização de conceitos sobre a aplicação prática dos antibióticos em produção suína.
Como diz o próprio Lorenzo Fraile: "os antimicrobianos devem ser utilizados tanto quanto necessário é tão pouco quanto possível".