X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Novas ideias de controlo da doença reveladas no arranque Europeu do Congresso Internacional de PRRS

Avanços na compreensão de uma das doenças mais importantes dos suínos no mundo e novas opções para o seu controlo foram apresentadas no Congresso Internacional do Síndroma Reprodutivo e Respiratório Suíno de 2015.

11 Junho 2015
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

boehringer_ingelheim.gifAvanços na compreensão de uma das doenças mais importantes dos suínos no mundo e novas opções para o seu controlo foram apresentadas no Congresso Internacional do Síndroma Reprodutivo e Respiratório Suíno de 2015, que teve lugar recentemente na Bélgica.

O congresso IPRRS é o principal forum mundial onde cientistas e veterinários se reunem para discutir as últimas ideias na luta contra o PRRS.

Quando o IPRRS 2015 chegou a Gant, Bélgica, em Junho, era a primeira vez que a convenção internacional anual se celebrava na Europa. À parte de um congresso na Ásia em 2013, desde 2004, todas as edições anteriores tiveram lugar na América do Norte.

Como patrocinador do evento em Gant, a Boehringer Ingelheim Animal Health tinha um ecrân onde se apresentava a nova página web que se dedica exclusivamente a temas do PRRS. A página web www.prrs.com foi criada pela empresa como fonte de referência para todos os envolvidos na luta contra a doença em todo o mundo. Reúne noticias e abstracts de investigação, acompanhados de conselhos técnicos e materiais formativos, todos eles centrados no PRRS.

Além disso, no stand da Boehringer Ingelheim foram organizadas sessões informais onde os congressistas puderam torcar experiências com um painel de peritos internacionais sobre aspectos práticos no controlo do PRRS em explorações de suínos.

Para finalizar o congresso, na 6ª feira dia 5 de Junho, realizou-se um seminário especial com o título “Controlo de PRRS: Aplicação da ciência no campo, 20 anos de experiência”.

Boehringer_5step.jpg

O professor Bob Morrison da Universidade do Minnesota analisou a compilação sistemática de dados sobre a prevalência de PRRS nos Estados Unidos e o veterinário norte-americano Gordon Spronk comentou o controlo de PRRS desde uma perspectiva prática. A apresentação do Dr. PH Rathkjen centrou-se no processo de 5 passos compilado pela Boehringer Ingelheim para guiar os seus clientes nas estratégias de controlo de doenças, incluindo a administração adequada das vacinas PRRS nas suas explorações. O seminário foi moderado pelo Dr. Tom Wetzell.

Após mais de 20 anos de experiência na luta contra o PRRS, peritos da Boehringer Ingelheim acreditam firmemente que o controlo efectivo do PRRS requer um enfoque integral de toda a exploração para o maneio da imunidade, na que a vacinação ao nível da exploração contra o vírus se aplica tanto a porcas como a leitões. Mas também reconhecem que o controlo do PRRS implica algo mais que apenas a vacinação. O controlo do PRRS, na prática, requer uma compreensão global da doença e do sistema de produção em causa, o uso de múltiplas ferramentas de maneio e um enfoque sistemático de maneio.

Pode-se aceder aos detalhes do processo de 5 passos através de http://www.prrs.com/en/prrs-control/5-step-process. Em resumo, os cinco passos básicos são: (1) Identificar os objectivos desejados; (2) Determinar o estado actual do PRRS; (3) Entender as limitações actuais; (4) Desenvolver opções para as soluções; (5) Implementar e supervisionar a solução eleita.

A força impulsionadora para o Congresso IPRRS e para o seminário de encerramento foi o reconhecimento da importância permanente do PRRS. A doença não só se produz em suiniculturas comerciais em todo o mundo, como também aumenta consideravelmente os custos de produção dos locais afectados, já que causa doença respiratéria em porcos de engorda-acabamento e problemas reprodutivos em porcas bem como redução da sobrevivência dos leitões. Segundo uma estimativa apresentada no recente Simpósio Europeo PRRSpective realizador pela Boehringer Ingelheim Animal Health, crê-se que na Europa só esta doença provoque prejuízos de mais de 1,5 milhôes de euros por ano.

11 de Junho de 2015 - Boehringer

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Produtos relacionados na Loja Agro-Pecuária

A loja especializada em suíno
Acoselhamento e serviço técnico
Mais de 120 marcas e fabricantes
Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista