A PIC irá implementar Relationship Based Genomic Selection em todos os seus varrascos híbridos, efetivamente até Agosto de 2014. Assim, a PIC continuará a implementar e a executar a sua diferenciada tecnologia genómica e a ser a primeira entidade a utilizar a relationship based genomic selection em todos os seus produtos de linha pura e híbridos bem como todas as características que afetam as decisões de seleção.
"A PIC continua a liderar a indústria mundial pecuária, na utilização da genómica para acelerar o melhoramento genético para os nossos clientes. Esta etapa de implementação baseia-se na nossa anterior implementação em todas as linhas puras e irá aumentar a precisão do nosso processo de seleção. Consequentemente irá aumentar 35% a nossa taxa de progresso contra outros programas da indústria", disse Dr. Matt Culbertson, Diretor de Desenvolvimento de Produtos PIC.
Dr. Bill Christianson, COO PIC, acrescentou: "A PIC está focada em realizar os investimentos necessários para os nossos clientes de forma a ter uma maior diferenciação e um aumento potencial do desempenho dos nossos produtos. Este recente avanço é mais um passo da nossa constante busca, para nunca pararmos de melhorar e cumprir a nossa meta do aumento potencial de lucro dos nossos clientes".
A Relationship Based Genomic Selection da PIC, também conhecido como Single Step Genomic Selection, utiliza uma genotipagem proprietária e uma plataforma estatística para calcular como é que os animais estão relacionados e a que nível genético. Este processo aumentará a precisão de avaliação dos animais como pais da próxima geração. A PIC iniciou a implementação do relationship based genomic selection nas suas linhas puras no inverno de 2012-2013 e completou a sua plena aplicação em todas as populações dos núcleos genéticos no final de 2013.
Julho de 2014 / Press Release PIC / Portugal