Na passada quinta-feira, dia 26 de fevereiro, a empresa PigCHAMP Pro Europa reuniu em Segóvia mais de 160 pessoas ligadas ao setor de suinícola de toda a Espanha. Esta jornada, primeiro evento dos dois que a empresa levará a cabo ao longo deste ano para comemorar o seu 15º aniversário, apresentou um programa interessante, cuja abertura foi conduzida por Mar Sancho, diretora da Agência de Desenvolvimento Económico de Castela e Leão.
As duas primeiras palestras foram dedicadas à inovação e à pesquisa em Espanha, foram realizadas por Federico Baeza (Subdiretor Geral da Fundação COTEC) e Clemente López Bote (Subdiretor Geral de Investigação do MINECO), respetivamente. A palestra seguinte for dada pelo Dr. Miguel García, Veterinário especialista em suínos ibéricos, que explicou o impacto que o uso das novas tecnologias teve no seu trabalho e no dos seus clientes. Em seguida, Miguel Angel Tejedor, Encarregado do Centro de Experimentación y Formación Porcina (CEP) de Aguilafuente - Segóvia, explicou como é o dia-a-dia numa exploração comercial, que, por sua vez, cumpre com todas as normas de um centro de experimentação e, finalmente, antes do almoço, foi a vez de Carlos Piñeiro, Diretor de PigCHAMP, resumir a história de 15 anos da empresa e a filosofia de trabalho do PigCHAMP Pro Europa.
Depois do almoço, o professor Yuzo Koketsu da Universidade de Meiji, no Japão, apresentou cinco estudos sobre análise de dados em reprodutoras nos quais está trabalhando atualmente, dois dos quais estão sendo realizados em colaboração com PigCHAMP Pro Europa. Em seguida, foi a vez da jovem Gulalai Ismail, presidente e fundadora da ONG Paquistanesa "Aware Girls", que fez uma apresentação diferente e comovente da situação que as crianças e mulheres vivem no Paquistão e de como ela através de sua fundação, tentar mudar essa terrível realidade. De volta ao setor suinícola, os participantes disfrutaram da apresentação de Guillem Burset que explicou a situação do mercado de carne de suíno no mundo ao longo dos anos. Finalmente, Iñigo Saenz de Urturi, conhecido como "O Mágico de Comunicação", fez uma intervenção dinâmica e divertida que não deixou ninguém indiferente.
Além do acima exposto, houve duas surpresas programadas. A primeira foi conduzida por Rafael Pallás que fez uma exposição divertida acerca dos peculiares e divertidos nomes (errados), que ao longo destes 15 anos, a empresa vem recebendo e que o pessoal foi registando. E, finalmente, foi projetado um vídeo que os trabalhadores da empresa haviam preparado para prestar homenagem ao seu diretor, Carlos Piñeiro.
Em suma, foi demonstrado que hoje em dia a investigação e inovação aplicada continuam nesta PME Segoviana e que com entusiasmo, profissionalismo e trabalho em equipa, se pode ir longe.