Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt
faz login e inscreve-te na lista
Artigos - Sanidade
Utilidade da PCR em Tempo Real no diagnóstico das colibaciloses suínas
Permite analisar os factores de virulência directamente sobre a amostra clínica, evitando etapas intermédias de cultivo e determinações sobre cada um dos isolados seleccionados, o que implica a uma poupança notável de tempo e de custos.
Algumas considerações sobre o DESv (2/2): Comparação da patogénese e mortalidade de leitões entre isolados dos EUA e a estirpe de referência da Europa
Recentemente, em vários países Europeus foi comunicada a existência de focos de DES causados por vírus com una alta identidade de sequências com os dos EUA mas com um efeito muito menor.
Como o PCV2 contribui para os transtornos entéricos?
Recentemente, foi sugerido que o PCV2 é capaz de produzir diarreia em porcos e propôs-se a doença entérica associada ao PCV2 (PCV2-ED) como uma entidade separada dentro das doenças associadas ao Circovirus Suíno (PCVDs).
Prevenção da infecção transplacentária por PRRSV
Há factores ainda desconhecidos que previnem ou bloqueiam a replicação de PRRSV no endométrio antes dos 90 dias de gestação.
Considerações sobre vírus da Diarreia Epidémica Suína (DESv): retrospectiva na Europa (1/2)
O autor questiona se o vírus dos E.U.A. é mais virulento que a estirpe CV777 isolada na Europa em 1977 ou se a doença é, de facto,mais devastadora agora do que era nos anos setenta na Europa.
Bem-vindo à 3tres3
Ligue-se, partilhe e relacione-se com a maior comunidade de profissionais do sector suinícola.
Já somos 154658 Utilizadores!
Regista-teJá é membro?Rede Social
Prevalência e diversidade dos vírus da gripe suína na Europa
A diversidade genética e antigénica dos vírus da gripe deve entender-se como algo dinâmico e em evolução constante, pelo que é de vital importância fomentar uma vigilância epidemiológica activa de SIV com o objectivo de conhecer as estirpes presentes no efectivo suinícola bem como a sua prevalência e impacto.
Importância dos insectos como vectores de PRRSv
Quando se avalia a possibilidade real de infecção entre explorações, as moscas nunca são contempladas como um risco real, a não ser que estejamos a falar de zonas de muito alta densidade com muito pouca distância entre explorações. No entanto, as moscas podem viajar distâncias mais longas se ao recolher cadáveres também se capturam moscas.
Transmissão de PRRSV pelo sémen
Os protocolos de monitorização em centros de inseminação frequentemente não são suficientes para detectar a tempo uma infecção.
Recolha de amostras para o diagnóstico diferencial de processos diarreicos pós-desmame
A autolise impede o diagnóstico histopatológico, sendo especialmente crítica em amostras de intestino.
O papel dos fómites e do pessoal na transmissão do PRRSV
As medidas de biossegurança que fazem referência às visitas deveriam ser aplicadas a todas as explorações sem excepção, e naquelas onde o duche não é obrigatório, a lavagem das mãos com sabão e posterior desinfecção deveria sê-lo.
Caso clínico: Doença dos edemas em porcos de engorda de 70-80 kg
Chegámos à conclusão de que se tratava de um episódio de Doença dos Edemas, que é extremamente inusual a esta idade.
Actualização técnica da DES: evolução dos vírus e sintomas clínicos
A situação actual da DES consiste num aparecimento contínuo de casos, de moderados a graves, em muitas suiniculturas em toda a Ásia, E.U.A e noutras zonas, tanto em explorações não expostas como nas que sofreram episódios anteriores.
Controlo regional de PRRS na Europa: projecto holandês tem um ano!
O primeiro objectivo do projecto é controlar as infecções por PRRSv para produzir ninhadas negativas.
Caso prático de Doença dos Edemas
Na necropsia de alguns porcos afectados era evidente o edema mole e gelatinoso nas pálpebras, mas também no mesocólon do cólon ascendente e na parede gástrica.
Duração da infecção do vírus de gripe em populações de porcos em crescimento
Pode ser facilmente encontrado o vírus da gripe em qualquer população de porocs, do nascimento atá ao abate. Como é que é possível que a infecção a nível populacional seja tão prolongada se as infecções a nível individual duram apenas entre 5 e 7 dias?
Papel dos veículos de transporte na transmissão de PRRSV
Como é que se pode dizer que um transporte está limpo só dando-lhe uma olhadela?
Transmissão, biossegurança e controlo/eliminação regional de PRRSV
O risco de transmissão aerógena de PRRSV é real e a filtração do ar pode reduzir significativamente o seu risco. O enfoque regional é uma das principais chaves para o controlo/eliminação de PRRSV no futuro.
A genómica e a saúde suína
Um dos objectivos potenciais da selecção genómica é a identificação de genes ou regiões específicas com um impacto significativo sobre a saúde suína e a melhoria da selecção em resistência e/ou tolerância a doenças.
Diarreia pós-desmame. Diagnóstico, tratamento e controlo
A detecção e identificação rápida de E. coli patogénica implicada na diarreia pós-desmame permite um diagnóstico precoce e adequado da doença causada por esta bactéria.
Interacção entre PRRSv e coronavirus respiratório ou gripe
Enric Marco comenta-nos que ultimamente é relativamente comum encontrar engordas que na sua fase final apresentam uma sintomatologia respiratória que responde mal aos tratamentos antibióticos. Nestes casos costumamos pensar no vírus do PRRS, contudo é menos frequente pendar na possibilidade de uma infecção viral mista…
Infecções por Mycoplasma hyopneumoniae: sinais clínicos e diagnóstico
A amostragem transversal (diferentes grupos de idade durante uma visita à exploração) tem a vantagem dos resultados serem rápidos.
Interacção entre PRRSv e Streptococcus suis
A PRRSv favorece a aparição de infecções secundárias como a produzida por S.suis ao ser afectada a função de limpeza que deveria ser exercida pelos macrófagos alveolares.
Estabilidade de PRRSv nos dejectos e as suas implicações para a biosegurança durante o transporte
Cerca de 50 % dos veículos utilizados para transportar porcos nos EUA não são lavados entre uma viagem e outra. É apresentado um estudo que avalia a possibilidade de inactivar PRRSv dos veículos contaminados através de tratamentos térmicos.
Simulador de medicação na água
Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt
faz login e inscreve-te na lista