Avaliação de pleurites suínas no matadouro
O matadouro é um bom ponto para a recolha de dados sobre o estado sanitário da exploração e uma valiosa ferramenta para a monitorização do efeito das medidas de controlo.
Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt
faz login e inscreve-te na lista
O matadouro é um bom ponto para a recolha de dados sobre o estado sanitário da exploração e uma valiosa ferramenta para a monitorização do efeito das medidas de controlo.
O benefício do uso de antibióticos é muito evidente quando as explorações estão multicontaminadas por vírus e bactérias patogénicas mas uma boa imunidade frente a PCV2 também reduz o consumo de antibióticos nas explorações de alto nível sanitário.
A descoberta ocasional de um animal com PCVAD dentro de uma grande população não é rara já que a efectividade da vacina raramente é de 100%. Como se pode avaliar o impacto da PCVAD numa população vacinada?
A bem intencionada estratégia de tratar os leitões ao nascimento pode afectar de maneira adversa a colonização precoce da nasofaringe e amígdalas, fazendo com que os porcos sejam mais vulneráveis a possíveis infecções respiratórias presentes na exploração.
A infecção dos porcos ocorre no parto mas a imunidade maternal detém a infecção virémica nos leitões até que decai por volta das 10 semanas, momento no qual a infecção escondida reaparece.
Um teste que permite verificar a realização e/ou qualidade da vacinação em casos como a entrada de leitões na engorda.
Bem-vindo à 3tres3
Ligue-se, partilhe e relacione-se com a maior comunidade de profissionais do sector suinícola.
Já somos 169090 Utilizadores!
Regista-teJá é membro?Aparecem problemas de fertilidade com rendimentos reprodutivos variáveis. Nas baterias há necrose das orelhas e das caudas e, na engorda, dão-se casos repetidos de diarreia a pesos e idades invulgarmente altos, prolapsos rectais, etc.
Nesta segunda parte são descritas as acções a tomar quando a doença já está presente no país.
Nos últimos 4 lotes de desmamados, cerca de 3 % dos leitões estavam anorécticos e letárgicos. Todos os tratamentos aplicados falharam (injecções de amoxicilina ou florfenicol) e finalmente os leitões morreram.
A PSA contagia-se principalmente por carne de porco e outros produtos de origem animal e de animais vivos, que também inclui o javali.
Trata-se de um vírus ubíquo que pode potenciar complexos como PCVD ou CRP.
Após a avaliação clínica e serológica decide-se vacinar contra o PRRSV com a qual se consegue uma melhoria do estado sanitário da exploração. Uns meses depois aparece uma tosse severa nas engordas, depois nas baterias e também nas porcas.
A incidência de doenças associadas ao PCV associa-se a um mau maneio das vacinas contra o PCV2 ao nível da exploração, que geralmente desencadeia altos níveis de PCV2 e de sinais clínicos associados em porcos.
O conhecimento da dinâmica da infecção nas explorações permitirá implementar melhores estratégias de controlo nas explorações afectadas.
Apesar de ser uma bactéria comensal, M. hyorhinis pode causar doença sistémica grave através de mecanismos que ainda não se conhecem totalmente.
A possível falta de protecção cruzada das vacinas comerciais frente a mPCV2 é agora uma das principais preocupações.
Numa exploração recém estabelecida observa-se febre, anorexia e uma fertilidade inferior à esperada nas nulíparas dos dois primeiros lotes entrados.
O papel que as aves selvagens possam ter na difusão desta infecção não pode ser menosprezado.
Observou-se que a reduzir a mistura de leitões na lactação e nas baterias atrasava o processo infeccioso, reduzindo o número de infecções precoces. O agrupar os leitões por ninhada em pequenas unidades após o desmame também diminui significativamente a probabilidade de uma infecção precoce.
As coxeiras são a segunda causa de eliminação das porcas.
A prevalência da pleurite é surpreendentemente alta em porcos no matadouro. Um estudo recente de revisão encontrou dados desde 12,5% no Reino Unido, 26% em Espanha e até 41% em porcos individuais num estudo norueguês.
Aparecem animais mortos e doentes com las tipicas lesões rubras e rombóides na pele, apesar de estarem vacinados contra Erysipelothrix rhusiopathiae.
Este estudo reflecte o rendimento deste sistema de biossegurança num conjunto específico de explorações de porcas de uma zona de alta densidade suína.
O que aumenta mais a rentabilidade de uma exploração não é a minimização dos custos mas sim a maximização dos lucros.
Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt
faz login e inscreve-te na lista