Diarreia epidémica suína (DES)
É possível que as alterações detectadas no gene ORF 3 das novas estirpes chinesas de coronavírus tenham potenciado a sua virulência.
Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt
faz login e inscreve-te na lista
É possível que as alterações detectadas no gene ORF 3 das novas estirpes chinesas de coronavírus tenham potenciado a sua virulência.
O PCV2 pode alcançar os embriões/fetos atravessando a placenta durante a virémia ou através da inseminação com sémen contaminado.
O periodo de mais risco para os porcos domésticos são os meses de Junho a Novembro.
Este caso aconteceu nas baterias de um sistema multisitio. Não se observaram sinais clínicos nas porcas, nem sequer na reposição própria que se realizava no sítio 1.
Alguns dos principais factores de risco para a PSA são a presença de javalis e as condições baixas de bio-segurança nas explorações.
A eficácia das vacinas contra o PCV2 reduziu-se de forma drástica por efeito de algumas práticas de maneio como seja o excesso de adopções, misturas de leitões após o desmame ou alojar leitões em grupos grandes.
Bem-vindo à 3tres3
Ligue-se, partilhe e relacione-se com a maior comunidade de profissionais do sector suinícola.
Já somos 154683 Utilizadores!
Regista-teJá é membro?Ao cabo de um mês após o início de uma falha reprodutiva detectaram-se, nos leitões de 6-8 semanas de vida, problemas respiratórios e diarreia aguda que não respondiam aos antibióticos...
Por ano são identificados numerosos isolados geneticamente diferentes em áreas de alta densidade suína mas apenas poucas estirpes são capazes de se transmitir entre explorações e são ainda menos as capazes de se disseminar amplamente e dominar toda uma região ou sistema.
A eficácia das vacinas contra o PCV2 foi claramente demonstrada em leitões e porcas. Além disso, é possível vacinar as porcas e a sua descendência sem diminuir o crescimento dos leitões durante a fase de cria.
Trata-se de um sítio 2 no qual o proprietário detecta um aumento repentino da mortalidade com a perda dos "melhores leitões" do lote, de 30-40 dias de vida, e sem sintomatologia aparente.
O facto de que as vacinações contra PCV2 e Mhyo possam coincidir no tempo fez surgir a pergunta: podem-se aplicar simultaneamente para diminuir o trabalho e o stress dos animais? Contudo, neste cenário, deveria reavaliar-se a eficácia de ambas vacinas.
Observou-se morte súbita de animais sem sintomas prévios, também se observaram animais com um profuso edema facial, nas orelhas e região peitoral, bem como um aumento da temperatura corporal até aos 41,5ºC.
Este estudo baseado em cerca de 120.000 porcas quantifica a redução do risco de introdução do vírus de PRRS ao usar filtração de ar.
Apareceu um surto de tosse nos leitões de 8-9 semanas. Aparentemente era um surto “normal”, daqueles que se curam com uns dias de antibiótico, mas nesta ocasião os porcos não responderam ao tratamento.
O PCV2 pode ser excretado pelo sémen e ser transmitido ás porcas mediante IA causando insucesso reprodutivo? Este artigo apresenta dados das investigações mais recentes.
Há 3 opções potenciais para estabilizar os pavilhões de maternidade e que tiveram êxito ao longo do tempo. Têm custos e perfis de risco muito distintos e é necessária uma avaliação económica para determinar qual é a mais adequada em cada caso.
Como determinamos a relevância clínica? Uma forma é analisar quantos animais deverão ser tratados para obter um resultado positivo. Isto é o que nos permite definir o número necessário para tratar (NNT).
As alterações genómicas podem estar associadas a um aumento da virulência ou a uma descida da imunogenicidade.
O caso apareceu subitamente quando, durante um período de 7 dias, os trabalhadores encontraram um grande número de porcos mortos ou a morrer na engorda.
Foi desenvolvido nos EUA um sistema que permite melhorar a comunicação do que deve ser feito para melhorar as possibilidades de êxito na estabilização e maneio das explorações reprodutoras.
O tamanho da ninhada no último e penúltimo lote viu-se significativamente reduzido e os leitões são pouco homogéneos em peso, condição e viabilidade.
Quando se deve realizar uma declaração obrigatória? Que doenças figuram na lista de declaração obrigatória?
Novidades sobre as vias de excreção, vias de transmissão, factores de risco, etc. e a explicação de porque é que o PCV2 se converte num vírus patogénico.
Há duas espácies de Brachyspira bem conhecidas como patogénicas nos porcos: Brachyspira pilosicoli e Brachyspira hyodysenteriae. Recentemente foram descritas patologias similares à disenteria associadas a infecções por espiroquetas fortemente hemolíticas que não se identificaram como B. hyodysenteriae.
Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt
faz login e inscreve-te na lista