Estudo observacional de explorações com filtração de ar contra o vírus PRRS na América do Norte
Este estudo baseado em cerca de 120.000 porcas quantifica a redução do risco de introdução do vírus de PRRS ao usar filtração de ar.
Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt
faz login e inscreve-te na lista
Este estudo baseado em cerca de 120.000 porcas quantifica a redução do risco de introdução do vírus de PRRS ao usar filtração de ar.
Apareceu um surto de tosse nos leitões de 8-9 semanas. Aparentemente era um surto “normal”, daqueles que se curam com uns dias de antibiótico, mas nesta ocasião os porcos não responderam ao tratamento.
O PCV2 pode ser excretado pelo sémen e ser transmitido ás porcas mediante IA causando insucesso reprodutivo? Este artigo apresenta dados das investigações mais recentes.
Há 3 opções potenciais para estabilizar os pavilhões de maternidade e que tiveram êxito ao longo do tempo. Têm custos e perfis de risco muito distintos e é necessária uma avaliação económica para determinar qual é a mais adequada em cada caso.
Como determinamos a relevância clínica? Uma forma é analisar quantos animais deverão ser tratados para obter um resultado positivo. Isto é o que nos permite definir o número necessário para tratar (NNT).
As alterações genómicas podem estar associadas a um aumento da virulência ou a uma descida da imunogenicidade.
Bem-vindo à 3tres3
Ligue-se, partilhe e relacione-se com a maior comunidade de profissionais do sector suinícola.
Já somos 169090 Utilizadores!
Regista-teJá é membro?O caso apareceu subitamente quando, durante um período de 7 dias, os trabalhadores encontraram um grande número de porcos mortos ou a morrer na engorda.
Foi desenvolvido nos EUA um sistema que permite melhorar a comunicação do que deve ser feito para melhorar as possibilidades de êxito na estabilização e maneio das explorações reprodutoras.
O tamanho da ninhada no último e penúltimo lote viu-se significativamente reduzido e os leitões são pouco homogéneos em peso, condição e viabilidade.
Quando se deve realizar uma declaração obrigatória? Que doenças figuram na lista de declaração obrigatória?
Novidades sobre as vias de excreção, vias de transmissão, factores de risco, etc. e a explicação de porque é que o PCV2 se converte num vírus patogénico.
Há duas espácies de Brachyspira bem conhecidas como patogénicas nos porcos: Brachyspira pilosicoli e Brachyspira hyodysenteriae. Recentemente foram descritas patologias similares à disenteria associadas a infecções por espiroquetas fortemente hemolíticas que não se identificaram como B. hyodysenteriae.
A forma mais eficaz de evitar perdas produtivas associadas a PCV2 é evitar que se produza a virémia, induzindo uma imunidade passiva ou activa que minimize a circulação do vírus na exploração.
Numa exploração de multiplicação situada no México observa-se um aumento da mortalidade na maternidade coincidindo com um aumento da temperatura e humidade ambientais.
Utilidade dos testes ELISA no diagnóstico de PCV2 e considerações que devemos ter em conta na interpretação de resultados.
As câmaras termográficas podem medir temperaturas em toda a imagem com resoluções equivalentes a 19.200 termómetros de infravermelhos ao mesmo tempo.
Este artigo responde, com a informação actual, às perguntas mais frequentes de produtores e veterinários sobre patologia reprodutiva associada a PCV2.
É sabido já há algum tempo que, de todas as espécies testadas, os leitões são os que nascem com os menores níveis circulantes de 25(OH)D.
A sintomatologia nervosa caracteriza-se por alguns casos de meningite e opistótonos, enjoos e postração grave num grande número de animais. A necropsia mostra em todos os casos uma congestão pulmonar grave e uma enterite de gravidade variável com afectação mais ou menos importante dos gânglios linfáticos mesentéricos.
O PCV2 foi sendo associado cada vez a mais patologias, denominadas colectivamente doenças associadas a PCV2 (PCVDs).
A vitamina D sintetiza-se na pele exposta à luz solar. Felizmente pode ser suplementada através da dieta.
Este caso descreve um surto agudo de úlceras gástricas em porcos de 30-40 kg que afectou 38 explorações ao longo de um ano e que foi acompanhado de mortalidade de 5 até 40% dependendo da severidade dos casos.
A Comissão Europeia está a verificar e a consultar como são utilizados os antimicrobianos em veterinária em sequência da publicação do seu programa de 12 pontos em 2011. Este artigo analisa o presente e o futuro do uso dos antimicrobianos na UE.
Os padrões de associação são muito úteis para concentrar recursos como o tempo, dinheiro ou outras intervenções que tratemos de implementar.
Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt
faz login e inscreve-te na lista