
Restrições às exportações de carne de porco espanhola: situação atual
Segue-se uma atualização sobre os mercados que levantaram algumas das restrições iniciais à carne de porco espanhola devido ao aparecimento da peste suína africana (PSA).

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt
faz login e inscreve-te na lista

Segue-se uma atualização sobre os mercados que levantaram algumas das restrições iniciais à carne de porco espanhola devido ao aparecimento da peste suína africana (PSA).

O relatório da EFSA-ECDC alerta para um aumento de casos graves de listeriose na UE, associado ao envelhecimento da população e a alterações nos hábitos alimentares.

O objectivo deste comité é monitorizar a evolução da doença e analisar possíveis medidas para controlar e erradicar o vírus em Espanha.

Segundo o Ministro da Agricultura da Catalunha, Ordeig, é necessário aumentar a pressão de forma urgente e contínua até que a actual densidade de javalis seja reduzida.

O Ministério da Agricultura espanhol informa que o Chile reconhece a regionalização da UE e que Cuba aceita carne de porco espanhola, com exceção da proveniente da Catalunha.

Vários países já confirmaram que vão aceitar a regionalização, como é o caso da Coreia do Sul e do Chile.

Bem-vindo à 3tres3
Ligue-se, partilhe e relacione-se com a maior comunidade de profissionais do sector suinícola.
Já somos 195501 Utilizadores!
Regista-teJá é membro?



O levantamento da suspensão dependerá da situação epidemiológica e do cumprimento dos requisitos internacionais.

O Governo anuncia ajuda financeira e um grupo de trabalho para mitigar o impacto da peste suína africana (PSA) nos sectores potencialmente afectados.

Mais uma descida extraordinária na Mercolérida: os preços do porco caem 10 cêntimos pela segunda vez esta semana, num mercado pressionado pela Peste Suína Africana (PSA) e pela desaceleração das exportações.

A descoberta de um vírus semelhante ao detectado na Geórgia não descarta a possibilidade de o surto de PSA ter tido origem numa instalação de biocontenção.

Os novos casos foram localizados perto de áreas previamente reportadas. O número total de casos positivos é agora de 13.

A Comissão Europeia define a zona afectada pela PSA na Catalunha e implementa medidas de controlo urgentes para prevenir a sua propagação.


A China aceitou a regionalização, o que significa que deixará de importar apenas produtos originários da Província de Barcelona.

De acordo com a informação do Ministro Luis Planas, o Reino Unido aplicará as mesmas normas que a UE.

A Mercolleida convocou uma sessão extraordinária para ajustar os preços após o aparecimento de Peste Suína Africana; o preço dos porcos vivos desceu 10 cêntimos/kg PV.

Sete javalis encontrados mortos no mesmo município de Barcelona, Cerdanyola del Vallès, e muito perto do local onde foram encontrados outros dois, testaram positivo para PSA.

As equipas veterinárias do Departamento de Agricultura do Governo da Catalunha e do Grupo de Sanidade Suína (GSP) concluíram as inspecções clínicas, a recolha de amostras e a revisão das medidas de biossegurança, confirmando que a doença não afectou nenhuma exploração na área.

O Ministro detalhou, em conferência de imprensa, os possíveis impactos no comércio de carne de porco espanhola após a confirmação de Peste Suína Africana (PSA) em javalis na passada sexta-feira.



Após a confirmação de dois casos de Peste Suína Africana em javalis, e aguardando a confirmação oficial de quatro possíveis novos casos, o governo catalão implementou de imediato o seu plano de contenção.

Este é o primeiro caso de Peste Suína Africana (PSA) na maior região de criação de suínos da Coreia do Sul, elevando o nível de alerta sanitário do país.

Os resultados positivos foram detectados em dois javalis encontrados mortos a 26 de Novembro em Bellaterra (Barcelona) e comunicados pelos serviços veterinários oficiais da Catalunha.

O tema deste ano realça a necessidade urgente de uma ação ousada, coordenada e multissetorial para combater a RAM (resistência antimicrobiana).

Os Serviços Veterinários do Cabo Ocidental confirmaram um caso de Febre Aftosa numa exploração perto de Gouda, na África do Sul, o que levou à adopção imediata de medidas de contenção.

A orgânica da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), foi revista, nomeadamente no plano das políticas de bem-estar animal, que voltaram a estar na dependência daquele serviço.


Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt
faz login e inscreve-te na lista