Durante a última reunião do Conselho de Ministros da Agricultura da UE, a pedido da delegação sueca, e com o apoio da Áustria, Bélgica, Dinamarca, Alemanha e dos Países Baixos, os ministros discutiram a necessidade de melhorar a aplicação da legislação existente sobre bem-estar animal no transporte e se se deve actualizar a legislação existente neste âmbito.
As delegações concordaram na importância deste tema, destacando diferentes aspectos, desde a questão ética à da competição desleal. Alguns sublinharam o papel chave da aplicação uniforme e do reforço das normas existentes, enquanto outros também se mostraram abertos a alterações legislativas.
A Comissão apelou a uma melhor aplicação das normas existentes e recordou que a legislação vigente já oferece muitos instrumentos, entre eles sanções, para promover o bem-estar dos animais durante o transporte. Além disso, enumerou as acções realizadas para promover uma melhor aplicação da lei e encorajou os Estados Membros a utilizar todo o potencial das normas existentes e aplicá-las correctamente.
Segunda-Feira, 14 de Novembro de 2016/ Consilium/ União Europeia.
http://www.consilium.europa.eu