Durante o seu discurso ao Parlamento, von der Leyen descreveu a sua visão para a Europa e sublinhou que a liberdade continua a ser a força motriz central da União Europeia. Insistiu na necessidade de proteger esta liberdade através de escolhas estratégicas, orientadas por uma “bússola para a competitividade”.
Esta iniciativa assentará em três pilares: reduzir o fosso de inovação com os Estados Unidos e a China, desenvolver um plano conjunto de descarbonização e competitividade, e reforçar a segurança através da limitação das dependências estratégicas.
A nova Comissão tem membros com antecedentes variados, desde antecedentes políticos, económicos e jornalísticos, refletindo uma grande diversidade de experiências. Von der Leyen anunciou também sete iniciativas principais planeadas para os primeiros 100 dias, incluindo um Pacto para a Indústria Limpa, Livro Branco de Defesa Europeia, Iniciativa Fábrica de IA, Plano de Acção para a Cibersegurança, infra-estruturas de saúde, uma visão para a agricultura e a alimentação, revisões de políticas antes do alargamento e diálogos sobre política de juventude que cada comissário terá de organizar para que a voz da próxima geração seja melhor ouvida dos europeus.
Concluiu apelando a uma cooperação estreita entre as instituições europeias, sublinhando que a unidade será crucial para os desafios dos próximos cinco anos.
27 Novembro 2024/ CE/ União Europeia.
https://ec.europa.eu/commission