No passado dia 17 de Agosto, a Comissão adoptou a decisão de modificar o Regulamento de proibição de rações, permitindo o uso de algumas proteínas animais para alimentar animais de produção não ruminantes, como porcos e aves de capoeira.
Esta decisão, baseada na opinião científica da Autoridade Europeia de Segurança Alimentar, segue-se à aprovação do Parlamento Europeu, do Conselho e do Comité Permanente de Vegetais, Animais, Alimentos e Rações de Abril de 2021.
A proposta da Comissão surge com base nos avanços no conhecimento científico, que demostraram que determinadas medidas específicas de proibição das rações aplicadas desde 2001 já não tinham justificação. Este anúncio contribuirá para melhorar a cadeia de alimentação animal, promovendo uma agricultura mais sustentável sob a estratégia "da exploração à mesa".
As novas medidas permitem o uso mais alargado de proteínas de elevada qualidade derivadas de porcos, aves de capoeira e insectos nas rações de origem local e produzidas na União Europeia e que irão satisfazer as necessidades nutricionais de algumas categorias específicas de porcos e aves de capoeira. Além disso, o relaxamento da proibição de uso de proteínas animais processadas derivadas de suínos e aves de capoeira contribuirá para uma agricultura europeia sustentável e competitiva.
Pode encontrar mais informação sobre o Regulamento de proibição de rações aqui.
17 de Agosto de 2021/ CE/ União Europeia.
https://ec.europa.eu/newsroom/sante