No verão passado, a EFSA iniciou uma importante campanha de sensibilização sobre a doença no Sudeste da Europa. A campanha realizou-se em associação com as autoridades locais dos países que abarcam uma «região de muita preocupação» devido à sua proximidade com países onde a Peste Suína Africana está presente: Albânia, Bósnia e Herzegovina, Croácia, Eslovénia, Grécia, Kosovo, Macedónia do Norte, Montenegro e Sérvia.
A EFSA alarga a sua campanha, que se dirige principalmente aos agricultores, à Bulgária, à República Checa, à Estónia, à Letónia, à Lituânia, à Hungria, à Polónia, à Roménía e à Eslováquia.
A campanha complementa os esforços que estão a ser levados a cabo pela Comissão Europeia e por outras organizações internacionais para erradicar a doença na Europa.
A campanha tem por objectivo fomentar a sensibilização e a compreensão da PSA nos 18 países e é dirigida a grupos de pessoas e particulares que estão em contacto com suínos domésticos e com javalis, em particular os suinicultores. A sua execução tem a inestimável ajuda das organizações veterinárias locais, dos agrupamentos de agricultores, das associações de caçadores, da polícia de fronteiras e de outros organismos competentes.
A EFSA partilhará fichas informativas, infografias, publicações elaboradas para as redes sociais e outro material. Encontrará mais informação no website da campanha: www.efsa.europa.eu/StopASF
15 de Julho de 2021/ EFSA/ União Europeia.
https://www.efsa.europa.eu