Durante a visita de uma semana, a EFSA promoverá as suas relações com o Centro Nacional da China para Avaliação de Riscos de Segurança Alimentar (CFSA).
Desde 2012 que a EFSA vem estreitando laços com vários órgãos reguladores chineses, em particular a CFSA. Foram estabelecidos bons contactos entre as duas autoridades através de visitas técnicas, da troca de cientistas convidados e de um Memorando de Cooperação assinado em 2016.
O destaque da visita deste ano foi a participação da EFSA na 11ª Conferência Internacional de Segurança e Qualidade da Alimentação da China, que aconteceu em Pequim, a 1 e 2 de Novembro. Além do discurso de abertura do Diretor Executivo da Autoridade Bernhard Url, os delegados da EFSA contribuiram para as sessões da conferência sobre temas que vão desde a comunicação de risco até a avaliação de risco químico e biológico.
Abordagem global da segurança alimentar
A EFSA também co-presidirá a um seminário sobre "Harmonização global de princípios e métodos para a avaliação de risco de produtos químicos em alimentos", organizado conjuntamente com a CFSA, a Agência Francesa de Saúde Alimentar, Ambiental e Ocupacional (Anses) e o Instituto Federal de Avaliação de Risco da Alemanha (BfR).
Um marco importante será o lançamento de dois novos grupos de ligação internacionais sobre comunicação de risco (IRCLG) e sobre métodos para avaliação de risco de produtos químicos nos alimentos (ILMERAC). Um workshop subordinado ao tema "Comunicação global de riscos estratégicos para a segurança alimentar", organizado conjuntamente com a Universidade de Pequim e a CFSA, completará o programa.
Sexta-Feira, 27 de Outubro de 2017/ EFSA/ União Europeia.
http://www.efsa.europa.eu/