A EFSA anunciou como vai partilhar os dados compilados em áreas tais como: hábitos de consumo de alimentos; resíduos de pesticidas, contaminantes químicos e aditivos nos alimentos; surtos de doenças transmitidas pelos alimentos e resistência antimicrobiana.
Os dados serão colocados à disposição do público em Knowledge Junction, anteriormente criado pela EFSA para melhorar a transparência, a reprodução e a reutilização das evidências obtidas nas avaliações de risco de segurança de alimentos e rações. Os primeiros dados serão publicados este ano.
Knowledge Junction é uma comunidade dentro da plataforma Zenodo à que qualquer pessoa com um navegador web pode aceder.
Mary Gilsenan, chefe da Unidade de Gestão de Evidencias da EFSA, comentou que: "Fazer com que estes dados fiquem disponíveis de forma gratuita será um ponto importante para os Estados Membros que fornecem grande parte dos dados que utilizamos e para a própria EFSA.
“Pela primeira vez, quando publiquemos certos resultados científicos, colocaremos simultaneamente à disposição todos os dados utilizados na avaliação. Isto dará lugar a um processo de publicação de dados oportuno, comparável, interoperável e acessível ”.
Além de estar online com um dos objectivos estratégicos chave de la EFSA - ampliar a sua base de ensaios e maximizar o acesso aos seus dados - faz parte dos esforços da UE para promover o acesso público aos dados e à informação.
Quinta-Feira, 17 de Janeiro de 2019/ EFSA/ União Europeia.
http://www.efsa.europa.eu