Com a finalidade de apoiar o uso veterinário responsável de tratamentos antibióticos e implementar uma sólida estratégia de "Uma só saúde" para a vigilância das resistências aos antimicrobianos (RAM) e o controlo do consumo de antimicrobianos (CAM) na Europa, a Acção Conjunta da União Europeia relativa à Resistência aos Antimicrobianos e às Infecções Associadas à Atenção Sanitária (EU-JAMRAI) afirma que se deve considerar a criação de uma rede europeia de vigilância da resistência aos antimicrobianos em medicina veterinária (EARS-Vet). Uma rede de este tipo poderá integrar-se nos sistemas de vigilância existentes.
Objectivos da vigilância
A EARS-Vet terá como objectivo descrever a situação da RAM, seguir as tendências da RAM e detectar a RAM emergente em agentes patogénicos bacterianos de animais na Europa. Os dados gerados poderão ser usados para a implementação de políticas, supervisionar intervenções, avaliar autorizações de comercialização de antimicrobianos, apoiar iniciativas de administração de antimicrobianos, gerar valores limite epidemiológicos, apoiar a avaliação de riscos e estimar o problema da RAM.
Nos próximos anos, espera-se que cada vez mais países criem sistemas nacionais de vigilância da RAM em animais doentes. Sem um âmbito a nível europeu, poderá gerar-se uma falta de harmonização.
Pode ver aqui a descrição completa da EARS-Vet publicada na Eurosurveillance.
Janeiro de 2021/ Eurosurveillance/ União Europeia.
https://www.eurosurveillance.org