Num esforço para melhorar a capacidade de reacção dos países ante as doenças animais transfronteiriças que avançam rapidamente, o Departamento Regional da FAO para a Europa e a Ásia Central produziu uma série de folhetos sobre as doenças prioritárias da região.
Os folhetos estão disponíveis online em inglês, para além de outros idiomas. Os idiomas adicionais serão publicados à medida que vão ficando disponíveis. Neste momento, foram produzidos tripticos para:
- Lumpy skin disease (LSD), uma doença dos bovinos transmitida por vectores que se espalhou pelos Balcãs, Turquia e pela Federação Russa e que é endémica em África. O folheto está disponível em duas versões: uma para veterinários de campo e outra, menos técnica, para produtores.
- Peste Suína Africana (PSA), possivelmente a doença dos suínos mais importante na actualidade, que se está a propagar rapidamente por toda a Europa e pela China e que é endémica em África. O folheto apresenta-se em duas versões, uma centrada nos Balcãs e outra centrada na Ásia. Dentro do mesmo folheto há uma secção específica para os suinicultores e outra para os caçadores que poderão vir a encontrar-se com javalis doentes ou mortos.
Estes folhetos foram produzidos num formato totalmente editável (PowerPoint) que permite que os serviços veterinários e outras instituições os adaptem, traduzam, coloquem logotipos, alterem a imagem, etc. rapidamente quando se enfrentem a uma emergência de saúde animal.
Sexta-Feira, 11 de Janeiro de 2019/ FAO.
http://www.fao.org