A fileira suinícola mexicana encontra-se numa encruzilhada. A transformação da produção a partir de um sector produtivo fragmentado de baixa tecnologia para um produtor de carne de porco competitivo a nível mundial em apenas algumas décadas é louvável. Contudo, para cumprir com as expectativas futuras do mercado e obter resultados financeiros consistentes, o sector deve continuar o seu processo de modernização.
Segundo o Rabobank, a fileira terá, principalmente, duas opções para o futuro. Através de investimentos adicionais, tem a oportunidade de estabilizar a produção e gerar retornos financeiros mais previsíveis se proceder a:
- acelerar investimentos em biossegurança e formação dos trabalhadores,
- consolidar os produtores mais débeis e avançar para uma maior integração vertical, e
- aumentar o valor da carcaça através de ventas de maior valor, de produtos preparados e do crescimento das exportações.
Alternativamente, se não houver maiores investimentos, a fileira pode pausar a seu caminho de modernização, ficando exposta à volatilidade associada aos desafios sanitários nas explorações e a margens mais pequenas relacionadas com a qualidade variável da carne de porco.
18 de Outubro de 2021/ Rabobank.
https://research.rabobank.com/