X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

A incerteza continua a ser uma característica constante da agricultura da UE

A agricultura continua a ser afectada por vários acontecimentos fora do controlo dos agricultores, como as crises climáticas e geopolíticas, que continuam a exercer pressão sobre os agricultores.

9 Maio 2024
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

A edição da Primavera de 2024 do relatório de perspectivas de curto prazo para os mercados agrícolas da UE, publicado pela Comissão Europeia, apresenta as últimas tendências e perspectivas para os principais mercados agrícolas. Desde as últimas perspectivas de curto prazo (Outono de 2023) e apesar de alguns desenvolvimentos favoráveis, mas limitados, nos custos dos factores de produção, os preços, incluindo energia, fertilizantes e alimentação animal, estão significativamente acima dos níveis pré-COVID. As incertezas para os agricultores também surgem de acontecimentos climáticos extremos imprevisíveis, de conflitos geopolíticos que pressionam os mercados agrícolas e de factores económicos, como taxas de juro ainda elevadas e aumento dos custos laborais. Os preços dos alimentos continuam elevados, o que, combinado com as baixas perspectivas de crescimento económico, limita as perspectivas de recuperação da procura dos consumidores

Culturas aráveis

Prevê-se que a produção de cereais da UE em 2024/25 aumente para cerca de 278,5 milhões de toneladas (+3% em termos anuais), impulsionada principalmente por melhores rendimentos. As condições húmidas afetaram a produção de cereais em 2023/24 e dificultaram por vezes o acesso dos agricultores aos seus campos para semear cereais de Primavera. No geral, as importações de cereais da UE em 2023/24 (Julho de 2023 a Junho de 2024) poderão permanecer 17% superiores à média de 5 anos. No entanto, a melhoria da logística do corredor do Mar Negro facilita as exportações de cereais ucranianos para os mercados globais, com menos cereais ucranianos a entrar na UE.

A área de cultivo e os rendimentos de soja e sementes de girassol aumentarão em 2023/24. Prevê-se que a produção de oleaginosas e proteaginosas aumente em 2024/25, impulsionada por um aumento da soja, das ervilhas forrageiras e das favas.

Produtos de carne

O sector pecuário está a passar por mudanças estruturais, impulsionadas principalmente por uma mudança nas preferências dos consumidores de carne bovina para aves e por restrições ambientais. O consumo per capita de carne bovina na UE em 2023 caiu para 9,7 kg (-4,7% em relação há um ano). A queda no consumo poderá continuar em 2,8% em 2024. A produção de carne bovina na UE poderá continuar a diminuir, o que poderá sustentar os preços da carne bovina na UE.

A produção de carne de porco na UE está a registar um declínio semelhante, com -6,6% em 2023. A redução poderá abrandar para 0,4% em 2024.

A procura de carne de aves, por ser uma fonte de proteína mais barata, ainda é elevada. O consumo per capita da UE aumentou 3% em 2023 e poderá crescer mais 2% em 2024. As importações de aves de capoeira também continuam a ser elevadas.

Os balanços actualizados para a campanha de comercialização de 2023/24 estão incluídos no último relatório de perspetivas de curto prazo e também estão disponíveis no portal de dados agro-alimentares.

3 de Maio de 2024/ Comissão Europeia/ União Europeia.
https://agriculture.ec.europa.eu

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados