Segundo publica o Ministério da Agricultura espanhol, de acordo com um estudo elaborado pelo Centro Federal de Investigação de Desenvolvimento Rural, Bosques e Pesca da Alemanha (Instituto Thünen (TI)), realizado a expensas do Ministério Federal da Agricultura alemão, a indústria alemã da carne melhorou consideravelmente a sua posição de mercado a nível internacional.
As exportações de produtos cárneos partindo de uma média de 1,9 milhões de toneladas vendidas entre 2004 e 2006, atingiram um volume médio de 3,3 milhões entre 2011 e 2013, aumentando, ainda, a sua percentagem no comércio internacional de 7% para 9%, respectivamente.
Após os Estados Unidos e o Brasil, a Alemanha converteu-se no terceiro maior exportador de carne a nível mundial. Com uma quota média de 19,8% nas exportações realizadas pela UE entre 2011 e 2013, a Alemanha ocupou o primeiro lugar no ranking dos Estados Comunitários, seguida pelos Países Baixos e pela Dinamarca.
O relatório destaca, principalmente, a evolução positiva das exportações de carne de porco nos últimos dez anos, com um aumento de 0,7 milhões para 1,7 milhões de toneladas, tendo-se mantido praticamente de forma constante a receita devida à exportação em cerca de 2 € /Kg .
Quinta-Feira, 24 de Setembro de 2015/ MAGRAMA/Espanha.
http://www.magrama.gob.es