Durante as reuniões informais com os comités do Parlamento Europeu, o Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural polaco, Czesław Siekierski, e a Ministra do Clima e Ambiente, Paulina Hennig-Kloska, apresentaram as suas prioridades.
Hennig-Kloska enfatizou a necessidade de adoptar medidas de adaptação às alterações climáticas, combater a desinformação climática e avançar com expedientes legislativos importantes, como a directiva-quadro sobre resíduos têxteis e alimentares, a lei europeia de monitorização do solo e o pacote de medidas “Uma substância, uma avaliação” sobre produtos químicos. A Presidência planeia também chegar a acordo com o Parlamento sobre as regras relativas às perdas de pellets de plástico, poluentes da água e detergentes.
![](https://www.3tres3.com.pt/3tres3_common/dist_nou/css/images/imb5.png)
Siekierski, por sua vez, anunciou que o Conselho irá discutir a configuração futura da Política Agrícola Comum (PAC) para além de 2027. A Presidência quer simplificar a arquitectura verde da PAC e avaliar o impacto dos actuais acordos comerciais da UE na agricultura. As perguntas dos eurodeputados centraram-se em garantir rendimentos justos para os agricultores e em adaptar a PAC ao futuro alargamento da UE. Vários eurodeputados questionaram ainda sobre a posição da Presidência relativamente ao Acordo de Associação UE-Mercosul e salientaram a necessidade de investir na soberania alimentar europeia.
7 de Fevereiro de 2025/ Parlamento Europeu/ União Europeia.
https://www.europarl.europa.eu