Segundo as previsões da FAO, a produção de cereais na América Latina e nas Caraíbas na temporada 2014/15 irão manter-se num nível elevado, superando as 220 milhões de toneladas, ainda que seja 1,4% menor que durante temporada anterior.
O Boletim Trimestral de Segurança Alimentar da FAO assinala que a menor produção regional de cereais responde, em grande parte, aos piores pronósticos para a América do Sul, a qual diminuiria 1,8% a sua produção, atingindo 178,8 milhões de toneladas.
Cereais secundários
A produção regional de cereais secundários (cevada, milho, centeio, aveia, sorgo, trigo mourisco, quínoa, fónio, alpista, grão misturado, entre outros) atingirá os 165 milhões de toneladas, 4,8% menos que na temporada 2013/14.
Milho
A produção regional de milho, espera-se que alcance os 115 milhões de toneladas, menos 7% em comparação com os volumes récord da temporada anterior. Isto deve-se, principalmente, a uma menor superfície plantada de milho de segunda colheita no Brasil e a menores rendimentos na Argentina. No México, também se espera uma leve redução, com o qual a sua produção de milho chegaria aos 22 milhões de toneladas.
Trigo
A FAO pronostica que a produção de trigo na América Latina e nas Caraíbas alcance cerca de 28 milhões de toneladas, um aumento de 21,7%. Os dados anteriores justificam as boas perspectivas na América do Sur, onde se espera que a subregião atinja os 23,8 milhões de toneladas, mais 24,6% do que no ano anterior, como consequência das boas condições climáticas e do aumento das sementeiras, particularmente na Argentina e Brasil.
Terça-Feira, 23 de Setembro de 2014/ FAO.
http://www.fao.org/