X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Como reduzir a propagação da resistência antimicrobiana durante o transporte de animais

A EFSA publicou um ordem científica onde avalia o risco de propagação da resistência aos antimicrobianos no transporte de suínos entre explorações ou para os matadouros.

27 Outubro 2022
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Minimizar a duração do transporte e limpar exaustivamente os veículos, os equipamentos e os espaços nos que se carregam e descarregam os animais são algumas das medidas que se consideram eficazes para reduzir a transmissão de bactérias resistentes durante o transporte de animais.

Estas são as conclusões da ordem científica da EFSA na que se avalia o risco de propagação da resistência aos antimicrobianos (RAM) nas aves de capoeira, nos suínos e bovinos no transporte entre explorações ou para o matadouro.

Principais factores de risco

A avaliação assinala que a presença de bactérias resistentes em animais antes do transporte é um dos principais factores de risco que contribuem para a transmissão da resistência aos antimicrobianos. Outros factores de risco que quase seguramente contribuem para a transmissão são o aumento da libertação de bactérias resistentes através das fezes, a exposição a outros animais que são portadores de mais ou de diferentes tipos de bactérias resistentes, a higiene insuficiente dos veículos e dos equipamentos e a duração do transporte.

As viagens de longa duração que requerem descansos em centros de concentração e postos de controlo têm maiores riscos, devido a factores específicos como o contacto estreito com animais de diferentes explorações, a contaminação ambiental e o stress.

De todas as formas, é necessária mais investigação já que faltam estudos científicos específicos sobre a questão da propagação da RAM entre os animais durante o transporte. A ordem assinala várias buracos na informação dos dados e faz recomendações no que se refere às áreas nas que se deve centrar a investigação.

25 de Outubro de 2022/ EFSA/ União Europeia.
https://www.efsa.europa.eu

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados

Produtos relacionados na Loja Agro-Pecuária

A loja especializada em suíno
Acoselhamento e serviço técnico
Mais de 120 marcas e fabricantes